Portal de Eventos da ULBRA., XXII SALÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

Tamanho da fonte: 
POTENCIALIDADES DO IBOOK PARA OS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA
RENATA OLIVEIRA BERENSTEIN, Arno Bayer, Rodrigo Dalla Vecchia

Última alteração: 08-09-2016

Resumo


Este trabalho apresenta o recorte de uma pesquisa em andamento que tem por objetivo investigar o uso do Scratch Jr., um aplicativo de programação, derivado do Scratch, voltado para crianças na faixa dos cinco anos, que estejam em fase de alfabetização. Com o mesmo objetivo de codificação, porém com uma linguagem mais fácil, de mais imagens e menos texto, seu objetivo é que as crianças criem histórias, jogos, atividades interativas movimentando seus blocos de comando. Dessa forma ao juntarem cada peça, vão realizando os movimentos desejados, além de também montarem os cenários e os personagens como quiserem. Sem perceberem, os usuários estão aprendendo a organizar ideias, resolver problemas e codificar, o que é de grande importância, pois da mesma forma que a escrita ajuda a organizar o pensamento e a expressar as ideias, a codificação também traz essas habilidades. É possível considerar a codificação como um novo tipo de alfabetização para as crianças. E da mesma forma que a escrita, a codificação deve estar no alcance de todos e para todos aprenderem. Com o Scratch Jr. as crianças não aprendem só a codificar, mas também a se expressar através dos computadores e não só interagir com ele. No processo, elas não resolvem apenas problemas de design, mas também desenvolvem habilidades de sequenciamento, usam matemática e linguagem em um contexto significativo e motivador. E é com esse aplicativo que pensamos em um novo enfoque pedagógico para o processo de ensino e aprendizagem que a matemática deve assumir. Onde a tecnologia pode assumir a função de possibilitar a criação de ambientes onde o estudante seja chamado a resolver problemas a fim de, simultaneamente, desenvolver conteúdos, estratégias de ação e processos cognitivos proporcionados pelos ambientes virtuais. Procurando assim mostrar que utilizando as TIC nos processos de ensino e aprendizagem da Matemática que, segundo Lévy (1996), podem influenciar diretamente nas características fundamentais da entidade situação ou objeto analisado, alterando o modo como compreendemos a mesma.

 

 


Palavras-chave


Ensino Matemático, TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação), Scratch Jr., codificação

Texto completo: PÔSTER