Última alteração: 21-09-2016
Resumo
A presente pesquisa está integrada ao projeto “A Literatura Infanto-juvenil na Era Digital: Mercado editorial, Valor Literário e Letramento Digital.” O surgimento de novas possibilidades no universo digital ligadas a mídias eletrônicas vêm atingindo diferentes esferas da indústria de produção de aplicativos, sejam estes para estudo, literatura e/ou entretenimento. A literatura contemporânea voltada ao público infanto-juvenil não tem permanecido indiferente a esse fenômeno.
Meu objetivo com esta pesquisa é analisar a obra “Flicts”, do escritor e ilustrador Ziraldo, vencedor do 3º lugar na categoria “Livro digital infantil” do prêmio Jabuti no ano de 2015. A fundamentação teórica que utilizarei para minhas análises encontra-se em Mireia Manresa & Neus Real – “Digital Literature for Children: Texts, Readers and Educational Practices”, entre eles o artigo da pesquisadora Junko Yokota chamado “The Past, Present and Future of Digital Picturebooks for Children”. As análises estão baseadas principalmente nas questões propostas pela pesquisadora Junko Yokota (2015, p. 78) acerca da qualidade estética e da possibilidade de interação com o leitor no que tange ao aprendizado e ao aproveitamento do espaço virtual para a leitura literária. A metodologia adotada baseou-se em dois principais procedimentos: pesquisa bibliográfica e análise das obras. A primeira etapa consistiu na escolha de um aplicativo para ser analisado. A segunda etapa levou em consideração a qualidade estético-literária da obra selecionada e a relevância pedagógica presente na mesma. Segundo Yokota (2015 pg. 80), a adaptação de um livro ilustrado previamente publicado em formato impresso para o meio digital de forma bem-sucedida pressupõe que sejam maximizados os recursos que o dispositivo digital permite. No caso específico de “Flicts”, uma obra reconhecida e premiada mundialmente, pode-se concluir que a versão adaptada aos meios digitais é muito bem-sucedida. Os recursos de multimídia estão bem integrados à estrutura da narrativa, apesar de não estarem diretamente ligados à progressão da história.