Portal de Eventos da ULBRA., XXII SALÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

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ANÁLISE SISTEMÁTICA SOBRE O ENSINO E A PRENDIZAGEM DE LÓGICA EM ESCOLAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA
Guilherme Soares dos Santos, Vanessa Lindemann

Última alteração: 31-08-2016

Resumo


O presente trabalho tem como objetivo fazer uma pesquisa para identificar programas institucionais e/ou iniciativas individuais que contemplem o ensino e a aprendizagem de lógica, programação de computadores e/ou conceitos básicos de computação na educação básica, considerando os três níveis de ensino: educação infantil, ensino fundamental e ensino médio. Para isso, a metodologia inclui uma revisão sistemática da literatura em que foram analisados artigos publicados nos últimos dez anos (2006-2015) sobre o ensino e a aprendizagem de lógica, nos anais de dois eventos nacionais (o SBIE - Simpósio Brasileiro em Informática na Educação e o WIE - Workshop em Informática na Escola) e três periódicos (RBIE - Revista Brasileira de Informática na Educação, Informática na Educação - Teoria e Prática e  Renote - Revista de Novas Tecnologias na Educação), todos de grande relevância para a área. Foram definidas como questões de análise: (a) quais são as instituições de pesquisa envolvidas na área e como elas estão distribuídas no Brasil? (b) quais são os níveis de escolaridade para os quais as pesquisas na área estão sendo aplicadas? (c) que tipo de artefatos são propostos nas pesquisas realizadas na área? Os resultados demonstram que houve um aumento de iniciativas na área, que a maioria das pesquisas está sendo realizada por pesquisadores da região sul do Brasil, em instituições públicas e com foco nos níveis fundamental e médio e, por fim, que grande parte delas apresenta propostas metodológicas e/ou o uso de tecnologias disponíveis para o ensino e a aprendizagem de lógica, programação de computadores e/ou conceitos básicos de computação.  A partir dos resultados desta análise e do estudo de artefatos nela identificados, o presente trabalho pretende propor uma metodologia para o ensino e a aprendizagem de lógica na educação básica. O objetivo não é formar novos desenvolvedores e sim desenvolver nos alunos o raciocínio lógico e a capacidade de resolução de problemas, conceitos essenciais para a vida, independente da área em que estes venham a atuar no futuro; aumentar o interesse dos alunos por cursos de graduação ligados às áreas de ciência e tecnologia; diminuir a evasão de alunos de cursos nas áreas de ciência e tecnologia.

Palavras-chave


aprendizagem de lógica. educação básica. análise sistemática.

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