Portal de Eventos da ULBRA., XXII SALÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

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ANÁLISE DINÂMICA DE PROTÓTIPO AUTOMOTIVO
Anderson Bonsanto Oliveira, Antonio Rodrigues, Luiz Gertz, André Cervieri

Última alteração: 31-08-2016

Resumo


Este trabalho teve como objetivo projetar e analisar a estrutura de um chassis de um prototipo automotivo e especificar caracteristicas do conjunto de molas e amortecedores. A estrutura do chassi é fundamental na eficiência do projeto, neste são fixadas as peças mecânicas que compõem o sistema de direção, suspensão e tração, entre outros. A geometria do chassi foi desenhada em programa de CAD 3D SolidWorks e a análise numérica foi realizada usando o método de elemento finito (FEM) com o programa ANSYS. O chassi foi projetado usando superfícies médias para utilizar a formulação de elementos de casca na análise com o método dos elementos finitos. Utilizando esta metodologia foi possível realizar a análise dinâmica afim de verificar como a estrutura se comportará quando sujeito a cargas dinâmicas durante o delocamento com o veículo. A análise permitiu estimar a magnitude e a forma com que as cargas agem sobre o chassis. Assim, pode-se determinar os pontos de menor resistência e alterar a geometria para eliminar estes pontos. Os resultados foram utilizados para avaliar o projeto em relação a sua adequação às normas utilizadas para verificar a segurança, e se a estrutura é apropriada para um veículo esportivo com chassis tubular. Os módulos de freqüência de vibração obtidos na análise foi  de 40,14 Hz para o primeiro módulo e 53,03 Hz para o segundo módulo para somente o chassis a suspensão foi modelada para trabalhar com a frequencia de 1,6 Hz.


Palavras-chave


Chassis; Suspensão; Protótipo

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