Portal de Eventos da ULBRA., XXII SALÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

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UTILIZANDO O AMBIENTE DO ENTORNO ESCOLAR PARA INTEGRAR O CONTEÚDO DE CIÊNCIAS COM A EDUCAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Andriele Guterres Barbosa, Tania Renata Prochnow, Nêmora Francine Backes

Última alteração: 31-08-2016

Resumo


A educação para a sustentabilidade implica no desenvolvimento de novas metodologias e orientação para a prática letiva, dando ênfase à situações de aprendizagem ativas, experienciais, colaborativas e dirigidas para a resolução de problemas a nível local, regional e global. Isto significa um novo modo de ensino/aprendizagem. Com esta perspectiva, este projeto objetiva trabalhar o conteúdo das Ciências, de modo a integrá-lo aos discursos e práticas para promover a Educação Ambiental para o Desenvolvimento Sustentável (EADS) aplicada ao nível local (comunidade escolar e seu entorno) sem descartar a abrangência regional e global. O objetivo do trabalho de Iniciação Científica, neste projeto é, além de desenvolver os conhecimentos interdisciplinares e as aplicações práticas em EADS, colaborar com os pesquisadores no desenvolvimento do projeto. Para alcançar os objetivos, a metodologia desenvolvida até o momento, iniciou por leituras a respeito da temática e aplicação de um Teste de Sondagem, para conhecer a realidade dos alunos e famílias envolvidas na pesquisa na Escola Estadual de Ensino Médio Frederico Kops, de Sinimbu/RS. Em um segundo momento, aplicou-se pré e pós testes afim de verificar os conhecimentos anteriores e posteriores de cada aluno perante o conteúdo em estudo; também aplicou-se questionários no grupo em estudo para verificar a assimilação dos conteúdos posterior a atividades práticas envolvendo EADS. Os dados coletados no teste de sondagem, apontam a realidade dos estudantes e suas famílias, sendo assim, após a tabulação dos resultados é possível direcionar o ensino contextualizado na região, para alunos, turmas e também identificar a característica que este deve ter. Também tabulou-se ao longo dos trabalhos informações referentes aos questionários aplicados direcionados à conteúdos específicos de Química e sua relação com o cotidiano do estudante, levando em consideração o entorno escolar. O trabalho ainda está em andamento e não há resultados finais, mas parcialmente já é possível verificar que é importante conhecer a realidade local para estudos de Educação Ambiental. Até o presente momento os resultados obtidos são satisfatórios, e o projeto está em fase de tabulação de dados e organização destes para utilização em pesquisas futuras, não possuindo resultados conclusivos.

Palavras-chave


Ensino de Química. Ensino de Ciências. Educação Ambiental. Desenvolvimento Sustentável

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