Portal de Eventos da ULBRA., XXII SALÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

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Contribuições da História e Filosofia da Ciência no ensino de Ciências e Biologia: a transposição didática e seus desafios na educação básica e superior
Leonardo Américo Cirino, Fernanda Carneiro Leão Gonçalves, Tiago S Marques, Karolayn Pedroso, Paulina Terra Nólibos, Rossano André Dal-Farra

Última alteração: 26-09-2016

Resumo


O presente trabalho tem por objetivo propor iniciativa prática para pensar a redução do volume de resíduos sólidos urbanos por meio do processo de compostagem da matéria orgânica, presente no que denominamos popularmente de "lixo". Costumeiramente, tendemos a imaginar o ser humano como parte isolada do todo, se constituindo apenas como alguém que pratica a obtenção de recursos necessários para a construção de um produto. Dessa forma, as práticas sociais são realizadas sem que a população se preocupe com aquilo que devolvemos ao meio ambiente, ou o que fazemos a ele para usufruir destes recursos. Contrariamente a essa lógica, o pensamento sistêmico nos permite refletir a respeito do papel do ser humano na Terra. Essa reflexão nos faz pensar atitudes sustentáveis que satisfaçam nossas necessidades sem diminuir as das gerações futuras, articulando aspectos históricos e filosóficos com as ciências da natureza. Assim, a questão da redução de resíduos sólidos urbanos assume significativa importância e se insere nas propostas da pesquisa, pois a primeira iniciativa prática do grupo de pesquisadores consistiu na implementação, junto a uma escola da região metropolitana de Porto Alegre, de práticas educativas integradoras dos alunos no ambiente em que vivem. Foram escolhidas turmas do 1° ano do ensino médio para conhecerem e concretizarem práticas sustentáveis que podem ser aplicadas no dia a dia, como a utilização do composto orgânico para nutrir o solo de plantio, pois "[...] a compostagem será indispensável para o desenvolvimento sustentável" (INÁCIO; MILLER, 2009, p. 6). Ainda, outros benefícios provenientes desta prática é a diminuição do volume de resíduos sólidos, bem como a diminuição da liberação de metano oriundo de matéria orgânica que são depositados diariamente nos lixões e aterros sanitários (INÁCIO; MILLER, 2009). É com práticas desta natureza associadas a exposições teóricas que desenvolvemos nos alunos a reflexão acerca do pensamento sistêmico. Demonstrando e enfatizando que fazemos parte de "totalidades integradas" (CAPRA, 1996, p. 33). Ou seja, que as particularidades dos organismos surgem da interação entre as partes integrantes de um sistema. As primeiras observações parecem satisfatórias e gratificantes, o comprometimento de parcela dos alunos estimula o aumento da rede de colaboradores do projeto.

Palavras-chave


pensamento sistêmico, Ciências da Natureza, Filosofia

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