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OFICINA DE LINGUAGEM DOS ALUNOS DO CURSO DE FONOAUDIOLOGIA DA ULBRA
Última alteração: 26-10-2016
Resumo
Introdução: Muitos estudos e pesquisas são dedicados à linguagem, seu processo de aquisição, suas características, sua relação com os aspectos cognitivos e de aprendizagem, além das possíveis alterações ao longo de todo ciclo vital. Na Fonoaudiologia, além do desenvolvimento e de alterações, busca-se aprofundar em formas de avaliação, de estimulação e de reabilitação de linguagem oral e escrita. Nessa perspectiva, os acadêmicos do Curso de Fonoaudiologia e a professora da disciplina de linguagem organizaram uma oficina de linguagem. Objetivos: aprofundar estudos na área de linguagem e de intervenção fonoaudiológica, além de elaborar materiais terapêuticos Método: Encontros semanais e presenciais na Clínica-Escola de Fonoaudiologia da ULBRA, com elaboração de atividades e materiais terapêuticos de acordo com a temática da semana, previamente estudada e revisada. Resultados: Os alunos e a professora aprofundaram várias áreas da linguagem e da intervenção fonoaudiológica, com elaboração de vários materiais terapêuticos compartilhados com os estágios de Distúrbio da Comunicação Humana. Entre as atividades elaboradas podemos citar jogos para estimulação semântica e psicomotora; matérias para jogo simbólico; jogos de categorização semântica; atividade para automatização de fonemas, etc. Conclusão: possibilitar o encontro da teoria e da prática auxilia o interesse e o entendimento do acadêmico, aumentando seu olhar clínico e sua criatividade no processos de avaliação e de (re)habilitação da linguagem oral e escrita.
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