Última alteração: 30-08-2016
Resumo
A forma como o aluno vai adquirir os novos conhecimentos e as estratégias de estudo escolhidas configuram-se como importantes aspectos na aprendizagem. Para Galvão et al. (2012), a palavra “estratégia” diz respeito a planejamento e procedimentos para alcançar a aprendizagem, ou ainda os processos de aprendizagem utilizados pelos estudantes com o objetivo da melhoria do desempenho escolar. Neste contexto este estudo objetiva identificar quais são as estratégias de estudo dos alunos EAD em disciplinas que envolvam cálculos e quais as principais dificuldades encontradas. Para isso a metodologia deste estudo é composta por duas etapas: qualitativa e quantitativa; essa última utilizará como o instrumento a escala LASSI (Learning and Study Strategies Inventory) adaptada por Bartalo (2006). A mesma será submetida a uma nova adaptação considerando as características do EAD e será aplicada em uma amostra calculada com 95% de confiança e um erro máximo de estimação de 5% de 400 alunos EAD que estejam fazendo ou já fizeram alguma disciplina que envolva cálculos. Até o presente momento foi concluída a primeira fase da pesquisa que se constitui da etapa qualitativa do estudo. Através da técnica de Análise de Conteúdo podemos destacar os seguintes itens: os alunos buscam diferentes fontes de estudo como: livros didáticos, ebooks e vídeos aulas; observa-se que, embora estes alunos estejam cursando a modalidade EAD, há uma grande necessidade de estudarem através de aulas expositivas tradicionais: professor + quadro + exemplos; a maior solicitação observada é a oferta de mais vídeo aulas, contendo a explicação dos conteúdos através de exemplos e exercícios; uma das formas de solucionar as dúvidas mais freqüentes é por meio da interação entre colegas, a mesma se faz através de redes sociais ou aplicativos como o Whatsapp. Embora os alunos tenham optado por uma modalidade EAD, verifica-se que os mesmos anseiam por uma metodologia de ensino baseada em aulas expositivas e encontros presenciais.