Portal de Eventos da ULBRA., XXII SALÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

Tamanho da fonte: 
PROMOÇÃO E EDUCAÇÃO DA SAÚDE PARA POPULAÇÃO DAS ESCOLAS DA ULBRA: ACOMPANHAMENTO FONOAUDIOLÓGICO
Elisângela Rodrigues Carvalho de Souza, Cassiane Ertle, Clarissa Colisseli Laux, Francine Souza Pereira, Lucinéia Viana Padilha, Paula Eunice Gonçalves Trindade, Priscila Quadros de Oliveira, Shelen Benites, Sheila Petry Rockenbach

Última alteração: 06-09-2016

Resumo


INTRODUÇÃO: A escola é um lugar privilegiado para o acompanhamento do desenvolvimento infantil. O fonoaudiólogo neste âmbito deverá priorizar as ações de promoção, prevenção e detecção precoce das alterações da comunicação humana, afim de que possa trabalhar no processo de qualificação de ensino-aprendizagem e realizar os encaminhamentos necessários. Desta forma este projeto teve por objetivo propiciar o acompanhamento fonoaudiológico terapêutico às crianças triadas nas escolas da Ulbra e que apresentaram alterações de linguagem oral e ou escrita, de motricidade orofacial, voz ou audição.Foram encaminhados 7 alunos que passaram pela triagem fonoaudiológica através de ações realizadas pelo projeto Promoção e Educação da Saúde para População das Escolas da Ulbra e que apresentaram alterações fonoaudiológicas. Os alunos do curso de Fonoaudiologia selecionados a participarem do projeto realizaram avaliação da linguagem oral e escrita, motricidade orofacial e audição. Após foi realizado planejamento terapêutico para cada paciente.O acompanhamento de fonoterapia é realizado semanalmente, com duração de 45 minutos cada sessão. Até o presente momento o projeto beneficiou 7 crianças detectadas com alterações fonoaudiológicas das Escolas da Ulbra, havendo apenas 1 desistência. Quanto ao gênero das crianças atendidas pelo projeto, 2 eram do sexo feminino e 5 do sexo masculino, sendo que a faixa etária era de 6 a 9 anos de idade; 50% tiveram como diagnóstico desvio fonológico, 16,6% desvio fonético-fonológico, 16,6% alteração na leitura e escrita e 16,6% transtorno global do desenvolvimento. No total, foram realizadas 72 sessões de 45 minutos semanalmente. Os processos fonológicos identificados foram: omissão de líquida não-lateral, anteriorização de fricativas, omissão de encontro consonantal, posteriorização de plosiva, semivocalização de líquida não lateral, anteriorização de plosiva e fricatização de plosiva, alterações de leitura e escrita, alteração de frênulo lingual e transtorno global do desenvolvimento. Nenhuma criança apresentou alteração auditiva. Ao final do semestre, foram realizadas novas avaliações da linguagem oral, leitura e escrita, sendo possível identificar melhora do desempenho nas habilidades de consciência fonológica, organização dos processos fonológicos anteriormente adquiridos pelas crianças e também a aquisição de novos fonemas em seus sistemas fonológicos, bem como evolução da leitura e escrita com repercussão positiva no processo escolar. A atuação na promoção da saúde em âmbito escolar depende da interdisciplinaridade entre serviços da área da Educação e Saúde, além da parceria entre fonoaudiólogos, educadores e pais. O presente estudo buscou evidenciar a importância da detecção e abordagem fonoaudiológica nos diversos processos de linguagem oral e escrita, bem como motricidade orofacial e audição. A identificação, realização do tratamento e encaminhamentos necessários são de extrema importância para que essas alterações sejam tratadas o mais breve possível, a fim de minimizar as dificuldades apresentadas pelos alunos.



Palavras-chave


Fonoaudiologia Educacional, Linguagem Infantil, Acompanhamento Fonoaudiológico

Texto completo: PÔSTER