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PROMOÇÃO E EDUCAÇÃO DA SAÚDE PARA POPULAÇÃO DAS ESCOLAS DA ULBRA: ACOMPANHAMENTO FONOAUDIOLÓGICO
Última alteração: 06-09-2016
Resumo
INTRODUÇÃO: A escola é um lugar privilegiado para o acompanhamento do desenvolvimento infantil. O fonoaudiólogo neste âmbito deverá priorizar as ações de promoção, prevenção e detecção precoce das alterações da comunicação humana, afim de que possa trabalhar no processo de qualificação de ensino-aprendizagem e realizar os encaminhamentos necessários. Desta forma este projeto teve por objetivo propiciar o acompanhamento fonoaudiológico terapêutico às crianças triadas nas escolas da Ulbra e que apresentaram alterações de linguagem oral e ou escrita, de motricidade orofacial, voz ou audição.Foram encaminhados 7 alunos que passaram pela triagem fonoaudiológica através de ações realizadas pelo projeto Promoção e Educação da Saúde para População das Escolas da Ulbra e que apresentaram alterações fonoaudiológicas. Os alunos do curso de Fonoaudiologia selecionados a participarem do projeto realizaram avaliação da linguagem oral e escrita, motricidade orofacial e audição. Após foi realizado planejamento terapêutico para cada paciente.O acompanhamento de fonoterapia é realizado semanalmente, com duração de 45 minutos cada sessão. Até o presente momento o projeto beneficiou 7 crianças detectadas com alterações fonoaudiológicas das Escolas da Ulbra, havendo apenas 1 desistência. Quanto ao gênero das crianças atendidas pelo projeto, 2 eram do sexo feminino e 5 do sexo masculino, sendo que a faixa etária era de 6 a 9 anos de idade; 50% tiveram como diagnóstico desvio fonológico, 16,6% desvio fonético-fonológico, 16,6% alteração na leitura e escrita e 16,6% transtorno global do desenvolvimento. No total, foram realizadas 72 sessões de 45 minutos semanalmente. Os processos fonológicos identificados foram: omissão de líquida não-lateral, anteriorização de fricativas, omissão de encontro consonantal, posteriorização de plosiva, semivocalização de líquida não lateral, anteriorização de plosiva e fricatização de plosiva, alterações de leitura e escrita, alteração de frênulo lingual e transtorno global do desenvolvimento. Nenhuma criança apresentou alteração auditiva. Ao final do semestre, foram realizadas novas avaliações da linguagem oral, leitura e escrita, sendo possível identificar melhora do desempenho nas habilidades de consciência fonológica, organização dos processos fonológicos anteriormente adquiridos pelas crianças e também a aquisição de novos fonemas em seus sistemas fonológicos, bem como evolução da leitura e escrita com repercussão positiva no processo escolar. A atuação na promoção da saúde em âmbito escolar depende da interdisciplinaridade entre serviços da área da Educação e Saúde, além da parceria entre fonoaudiólogos, educadores e pais. O presente estudo buscou evidenciar a importância da detecção e abordagem fonoaudiológica nos diversos processos de linguagem oral e escrita, bem como motricidade orofacial e audição. A identificação, realização do tratamento e encaminhamentos necessários são de extrema importância para que essas alterações sejam tratadas o mais breve possível, a fim de minimizar as dificuldades apresentadas pelos alunos.
Palavras-chave
Fonoaudiologia Educacional, Linguagem Infantil, Acompanhamento Fonoaudiológico
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