Última alteração: 31-08-2016
Resumo
O presente projeto de pesquisa dá continuidade às pesquisas realizadas sobre a história e a cultura afro-brasileira na imprensa negra, mais especificamente, no jornal O Exemplo, que foi o primeiro periódico da imprensa negra rio-grandense, com sede em Porto Alegre/RS e que circulou entre os anos de 1892 e 1930. O objetivo central deste projeto de pesquisa é mapear e analisar as sociedades negras instrutivas que visavam formar e educar cidadãos negros (as) nas primeiras décadas do século XX, particularmente, entre os anos de 1916 e 1918. Neste período, se observa a formação de sociedades negras de caráter instrutivo, particularmente, sociedades musicais e dramáticas, que visavam promover a educação de seus sócios por meio da música e do teatro. O enfoque teórico-metodológico desta pesquisa são os Estudos Culturais em Educação, assim como os estudos sobre mídia e educação e também sobre a história da educação de negros (as) no Brasil. Neste contexto teórico, destaca-se a importância do conceito de Pedagogias Culturais. Portanto, trata-se de uma abordagem interdisciplinar que visa contemplar os desafios que a complexidade dos estudos sobre cultura, educação e identidade negras estão a exigir dos pesquisadores contemporâneos. Inicialmente, mapeamos as principais sociedades negras que promoveram iniciativas culturais e educativas no Rio Grande do Sul. Posteriormente, realizamos uma revisão da literatura sobre o tema, considerando os trabalhos de Fernando Henrique Cardoso (1977), Liane Susan Müller (1999), Antonio L. Cardoso Simões Pires (2003), Ana Beatriz Loner (2008), Lúcia Regina Brito Pereira (2010), Felipe Rodrigues Boher (2014) e Isabel Silveira dos Santos (2015). Entre os resultados parciais desta pesquisa pode-se destacar a presença de sete sociedades negras de caráter cultural e instrutivo em Porto Alegre neste período, entre elas: Floresta Aurora (1872); Centro Porto Alegrense (1907); Sociedade Musical Lyra Oriental (1907); Sociedade Lyra Florestina (1909); Grêmio Dramático Carlos Gomes (1916); Grêmio Literário Dramático Arthur Rocha (1916) e Euterpe Club (1917). Entre as práticas culturais-educativas promovidas por estas sociedades destacam-se os festivais artísticos, peças teatrais, instalação de bibliotecas, cursos, palestras educativas, bailes, piqueniques, passeios campestres e conferências. Na direção apontada pelos estudos sobre este tema, argumenta-se que as ações pedagógicas promovidas pelas sociedades negras de caráter instrutivo contribuíram para a educação de negros (as) e destaca-se, particularmente, a atuação das sociedades negras musicais Lyra Florestina e Lyra Oriental e das sociedades dramáticas Grêmio Dramático Carlos Gomes, Grêmio Literário Dramático Arthur Rocha (1916) e o Euterpe Club. Observou-se nas atividades culturais-educativas promovidas por estas sociedades a valorização da educação individual de negros (as) e a difusão de discursos de civismo e de patriotismo, no período correspondente à primeira Guerra Mundial.