Portal de Eventos da ULBRA., XXII SALÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

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PERCEPÇÕES DOS AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE SOBRE A FORMAÇÃO DO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO PELO TRABALHO – PET-SAÚDE, NA CONSTRUÇAO DA REDE CEGONHA
Djeniffer Santos Conceição

Última alteração: 08-09-2016

Resumo


INTRODUÇÃO: O Agente Comunitário de Saúde (ACS) compreende ser essencial sua prática para sucesso no cuidado materno-infantil sob o contexto da Atenção Básica, auxiliando na redução de morbimortalidade. Este profissional desenvolve ações na linha de promoção de saúde, prevenção de problemas específicos nesta população, educação em saúde, além de realizar visitas domiciliares e orientar famílias quanto a utilizar os serviços de saúde, além e informar a equipe sobre situações a respeito de famílias em situação de risco. OBJETIVO: O presente estudo objetivou identificar a percepção dos ACS sobre a capacitação para a captação precoce da gestante realizada pelo “Pet-Saúde, na Construção da Rede Cegonha” no período de 2013 a 2015, no município de Canoas/RS. METODOLOGIA: Foi desenvolvido estudo descritivo-exploratório com uma abordagem qualitativa. A coleta das informações foi iniciada após a aprovação do projeto pelo Comitê de Ética da Ulbra e pela Secretaria Municipal de Saúde de Canoas/RS. A amostra do presente estudo constituiu-se de 187 ACS‟s. As falas utilizadas para este estudo foram analisadas a partir de um relatório com o parecer dos participantes sobre a capacitação para Captação Precoce da Gestante. Para identificação dos ACS‟s, utilizou-se a ordem numérica de inscrição. RESULTADOS: O estudo revelou que, na perspectiva dos ACS, o PET-Saúde conseguiu alcançar em seu período de execução, objetivos importantes como a integração ensino-serviço, a vivência da interdisciplinaridade no âmbito da APS, as práticas de promoção da saúde e prevenção de agravos, e o desenvolvimento de pesquisas direcionadas às necessidades do SUS. Segundo os participantes, estes se sentiram enriquecidos com esta experiência que proporcionou o desenvolvimento de competências para a sua formação. CONCLUSÃO: Pode-se perceber que a prática e a pesquisa andam lado a lado e fazem parte do cotidiano do trabalho do ACS de uma Unidade Básica de Saúde, principalmente no que se refere ao pré-natal e a captação das gestantes a aderirem ao acompanhamento conforme preconizado pelo Ministério da Saúde. A problematização do conhecimento através da educação participativa proporcionou a todos, tanto para acadêmicos quanto para os ACS, a troca de experiências. No decorrer das oficinas, os relatos de vivências complementaram o que a teoria havia proporcionado. O mesmo aconteceu com as ACS através da teorização das suas práticas. A inserção dos alunos no contexto da APS possibilita a vivência do cotidiano dos profissionais da saúde, como também a percepção da realidade na qual se inserem as famílias assistidas pelo serviço.

Descritores: Agente Comunitário de Saúde; PET- Saúde; Capacitação.