Tamanho da fonte:
APLICAÇÃO DE UMA MODELAGEM PARA A MEDIÇÃO DE DESEMPENHO EM UM SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE – SGQ
Última alteração: 29-08-2016
Resumo
Atualmente no mundo corporativo cresce o foco pela rapidez e intensidade com que se processam as mudanças, impulsionadas principalmente pelas frequentes inovações tecnológicas, pelo desempenho da economia e pela forte concorrência estabelecida no seu mercado de atuação. Diante desse cenário desafiador, surge a contínua necessidade de identificar novas técnicas, métodos e procedimentos, visando como principal meta da estratégia, melhorar o desempenho, a competitividade e a alavancagem sustentável da gestão organizacional. Desta forma, a busca incessante pela melhoria contínua nas organizações, demanda a implementação de sistemas de gestão, sistêmicos, proativos e mensuráveis como meio facilitador à redução da vulnerabilidade em relação ao impacto causado pelas forças competitivas, os quais propiciem assim o fortalecimento da cadeia de valor do negócio. Portanto, o presente trabalho foi desenvolvido com base nas atividades (operacionais e de gestão) da indústria de alimentos CVI Refrigerantes Ltda., franqueada The Coca-Cola Company e Heineken Brasil, com Fábrica em Santa Maria e Centros de Distribuição em Passo Fundo, Vera Cruz, Bagé e Sant’Ana do Livramento, empresa essa premiada pelo PGQP no Modelo de Excelência de Gestão – MEG e certificada nas Normas Internacionais de Certificação de Sistemas de Gestão (ISO 9001:2008 – Gestão da Qualidade, ISO 14001:2004 – Gestão Ambiental e OHSAS 18001:2007 – Gestão de Saúde e Segurança no Trabalho). Metodologicamente, foi realizado um mapeamento e diagnóstico para a realização de um estudo multicaso, com o objetivo de verificar à aplicação, aderência e contribuições identificadas por meio da Modelagem para a Medição de Desempenho desenvolvida por Silveira (2015) no Sistema de Gestão da Qualidade – SGQ da Empresa alvo deste estudo. Desta forma, como resultados obtidos pode-se afirmar que a ferramenta desenvolvida contribui para a mensuração proativa, integrada e continua do processo de análise da implementação e desempenho do Sistema de Gestão da Qualidade, onde foi capaz de demonstrar o percentual de não-conformidade de 1,01% obtido neste Sistema, facilitando assim à mensuração e a análise da melhoria contínua organizacional.
Palavras-chave
Competitividade. Sistema de Medição de Desempenho. Avaliação de Desempenho. Indicadores de Desempenho. Sistema de Gestão da Qualidade.
Texto completo:
PÔSTER