Portal de Eventos da ULBRA., XXII SALÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

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LEVANTAMENTO DAS CAUSAS DAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM DA LÍNGUA ESCRITA EM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DE CAN
Maria Janete Barbosa Grivot, Gedi Vieira de Lima, Zenilda Aparecida Valandro Fusigner, André Guirland Vieira

Última alteração: 29-08-2016

Resumo


Introdução: Segundo, Mazer, Belo e Banzon, apesar de um número expressivo de crianças estarem frequentando a escola, ainda existe no Brasil, muitas que não conseguem se alfabetizar. Conforme Corrêa e Sarmento, apesar de ter aumentado o número de crianças matriculadas na rede de ensino, muitas passam pela escola e não se alfabetizam. Objetivo: O objetivo do trabalho foi identificar as causas prevalentes de dificuldades de aprendizagem em uma escola do município de Canoas-RS e apontar alternativas de abordagens para este problema. Metodologia: Foram avaliadas 12 crianças do segundo ano do ensino fundamental com dificuldades em se alfabetizar. Os instrumentos utilizados foram entrevista psicológica com a criança, aplicação do Teste Gestáltico Visomotor de Bender e Wisc-III, (Escala de Inteligência Wechsler para Crianças). Conclusão: Foi identificada alta prevalência de problemas de conduta, atrelados a problemas familiares e a prejuízos cognitivos significativos, o que compromete o aprendizado dos alunos. Como estratégia para resolução do problema foi feita uma proposta de trabalho diferenciado com as crianças, organizando-as em turmas pequenas com no máximo 12 alunos e orientação às famílias.  


Palavras-chave


aprendizagem, crianças, alfabetizados.

Texto completo: PÔSTER