Última alteração: 29-08-2016
Resumo
Introdução: Segundo, Mazer, Belo e Banzon, apesar de um número expressivo de crianças estarem frequentando a escola, ainda existe no Brasil, muitas que não conseguem se alfabetizar. Conforme Corrêa e Sarmento, apesar de ter aumentado o número de crianças matriculadas na rede de ensino, muitas passam pela escola e não se alfabetizam. Objetivo: O objetivo do trabalho foi identificar as causas prevalentes de dificuldades de aprendizagem em uma escola do município de Canoas-RS e apontar alternativas de abordagens para este problema. Metodologia: Foram avaliadas 12 crianças do segundo ano do ensino fundamental com dificuldades em se alfabetizar. Os instrumentos utilizados foram entrevista psicológica com a criança, aplicação do Teste Gestáltico Visomotor de Bender e Wisc-III, (Escala de Inteligência Wechsler para Crianças). Conclusão: Foi identificada alta prevalência de problemas de conduta, atrelados a problemas familiares e a prejuízos cognitivos significativos, o que compromete o aprendizado dos alunos. Como estratégia para resolução do problema foi feita uma proposta de trabalho diferenciado com as crianças, organizando-as em turmas pequenas com no máximo 12 alunos e orientação às famílias.