Tamanho da fonte:
CULTURA E DESIGN: ESTRATÉGIA DE INOVAÇÃO
Última alteração: 06-10-2015
Resumo
A presente pesquisa tem o objetivo de explorar as potencialidades evolutivas do design através do Cross-Cultural Design, ligado a um processo de codificação da identidade cultural. Para um maior entendimento, inicialmente se faz necessário compreender temas relevantes à cultura e o multiculturalismo, com foco no Rio Grande do Sul. Neste processo de reflexão, é importante focalizar os modelos das culturas hibridas e como a diversidade cultural se faz presente e influencia no Design. Atendendo a este fim, a metodologia da pesquisa apresenta uma abordagem qualitativa e descritiva uma vez que observa, registra, analisa e correlaciona fatos, permitindo realizar um exame crítico da literatura científica, livros e artigos. Na pesquisa qualitativa o pesquisador procura entender os fenômenos, segundo a perspectiva dos participantes da situação estudada e, a partir, daí situe sua interpretação dos fenômenos estudados. Já a pesquisa bibliográfica “tem o intuito de recolher informações e conhecimentos prévios acerca do problema para o qual se procura resposta”. (CERVO; BERVIAN, 2002, p. 66). Ao longo do trabalho, se faz necessário o estudo de caso múltiplo, visto sua “capacidade de lidar com uma ampla variedade de evidências – documentos, artefatos, entrevistas e observações – além do que pode estar disponível no estudo histórico convencional”. (YIN, 2001, p. 27). Cabe ressaltar, que no momento não existem resultados parciais ou finais acerca do tema proposto, visto que o aprofundamento teórico está em desenvolvimento, com previsão de realização de estudos de caso ainda em 2015.
Palavras-chave
Multiculturalismo. Cultura Híbrida. Cross-Cultural Design.
Texto completo:
Pôster
| Resumo expandido