Última alteração: 04-10-2015
Resumo
O presente trabalho analisa atividades desenvolvidas pelos acadêmicos do curso de licenciatura em química da Universidade Luterana do Brasil durante o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, subprojeto Química/Canoas/ULBRA realizado junto à Escola Municipal de Ensino Fundamental Ícaro de Canoas, envolvendo a temática alimentação saudável e pirâmide alimentar. O trabalho foi desenvolvido com turmas de quarto ano do ensino fundamental durante o que se nomeou “recreio interativo” onde, em um intervalo prolongado, de aproximadamente uma hora de duração, as crianças iriam aprender e se divertir com as atividades propostas. A analise foi realizada a partir da observação da aplicação da proposta educacional e também pela comparação de questionários respondidos pelos alunos antes e após o desenvolvimento das atividades. Nestes questionários haviam perguntas relacionadas ao que os alunos costumam comer nas refeições diárias, quais os alimentos que mais gostam de comer e o que eles consideram como uma boa refeição. Também se pediu para os alunos avaliarem através de notas, de zero a dez, diversos alimentos conforme a importância que eles consideravam sobre os mesmos. O recreio interativo foi organizado em três momentos, o primeiro no qual os bolsistas de iniciação a docência realizaram explicações sobre a temática para os alunos, com o auxílio de uma maquete de uma pirâmide alimentar e de um banner contendo informações sobre alimentos saudáveis, dicas de alimentares, e pirâmide dos alimentos. As explicações eram intercaladas com pequenos questionamentos aos alunos e também com perguntas e dúvidas que os alunos faziam sobre o assunto. No segundo momento foi realizado um jogo de perguntas e respostas no qual a turma foi dividida em três grupos que competiam entre eles para ver quem respondia cada questão corretamente no menor tempo possível. Na terceira etapa, os alunos, mantidos nos mesmo grupos, tinham que completar uma pirâmide alimentar com cartões com imagens de alimentos. Nestas duas atividades lúdicas o banner ficou disponível para a consulta dos alunos. Foi percebido grande interesse e entusiasmo dos alunos na realização das atividades, na medida em que os jogos eram realizados constatou-se uma melhora significativa na classificação dos alimentos conforme seu grupo na pirâmide alimentar. Também se verificou tanto através do desenvolvimento da atividade como na análise dos questionários uma conscientização sobre a necessidade de uma alimentação equilibrada, na qual diferentes tipos de alimentos devem ser consumidos ao longo do dia em quantidades certas.