Última alteração: 06-10-2015
Resumo
O artigo investiga as características dos comentários mais curtidos e com maior repercussão entre os leitores da editoria Folha Poder, do jornal Folha de São Paulo, publicados na página do Facebook. A pesquisa foi realizada a partir da análise de cinco reportagens publicadas na editoria durante as eleições presidenciais de 2014. Os 30 comentários mais curtidos e respondidos publicados a respeito das reportagens foram explorados através da análise de conteúdo a partir das categorias: partidarismo político; preconceito e discriminação; xingamento. Ao todo, mapeou-se 163 comentários, dos quais 137 apontam para as três categorias. Antes, identificou-se os processos de participação e interatividade dos internautas. Também foi aplicado um questionário a sete comentadores, selecionados entre os autores dos comentários analisados, a fim de traçar o perfil médio dos leitores da editoria e hábitos de consumo ao utilizarem o Facebook. Os conceitos norteadores da pesquisa são: interatividade (PRIMO, 2000); redes sociais (RECUERO, 2009); participação (JENKINS, 2009). O conceito ideologia (THOMPSON, 1995) foi utilizado como instrumento metodológico para a análise dos comentários. Para o autor, “a ideologia opera pelos seguintes meios: legitimação, dissimulação, unificação, fragmentação e reificação” (Thompson, 1995, p. 81). Todas essas formas de ideologia podem ser observadas nas respostas, fazendo com que se desviem dos conteúdos das reportagens. A pesquisa conclui que a maioria dos conteúdos dos comentários sobrepõe a visão de mundo dos leitores às informações jornalísticas. Porém, os poucos comentários que sintetizam o tema das reportagens são os mais curtidos, juntos aos com provocações e os primeiros publicados.