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Formação profissional virtualmente mediada em Serviço Social: a experiência da ULBRA EaD
Última alteração: 13-04-2015
Resumo
Esta pesquisa tem como objetivo analisar o perfil de aluno, processo pedagógico, aspectos administrativos e acadêmicos e a mediação tecnológica no curso de Serviço Social EaD da ULBRA, uma vez que se percebe um rápido crescimento na EaD (educação à distância) no Brasil, exíguos conhecimentos sobre esta modalidade de formação a partir da percepção dos diplomados e, inexistência de pesquisa sobre o processo pedagógico, aspectos administrativos e acadêmicos e a mediação tecnológica na formação EaD em Serviço Social. A pesquisa é de natureza quantiqualitativa, descritiva e analítica, tendo como instrumento de coleta de dados um questionário online, disponibilizado para 2.300 diplomados do Serviço Social EaD ULBRA. As categorias de análise são: Perfil do(a) diplomado(a); Mediação tecnológica; Aspectos academicoadministrativos; Serviços ao estudante. Dados preliminares (228 questionários respondidos) permitem as seguintes inferências no tocante às categorias de análise. Em termos de perfil do(a) diplomado(a), a maioria é composta por mulheres (86%), a idade média é de 41,9 anos, com renda familiar entre 1 e 5 salários mínimos (71,7%). Em relação à mediação tecnológica, 76% entendem que a interação na net aula é boa, 84% percebem coerência entre as atividades avaliativas e os conteúdos apresentados e, que as videoaulas são adequadas à formação EaD. Em relação aos aspectos academicoadministrativos, 93% concordam que o conteúdo dos livros é adequado à formação EaD, 84% estão completa ou parcialmente satisfeitos com o curso realizado na ULBRA, a praticidade e a otimização do tempo são importantes na escolha pela modalidade EaD (90%). Em relação aos serviços ao estudante, cerca de 68% concordam que receberam informações prévias sobre o programa do curso e a net aula, 62% concordam que o suporte da coordenação do curso é apropriado, cerca de 80% concordam que estão satisfeitos e recomendam o Serviço Social EaD ULBRA. Depreende-se destas inferências que a avaliação e o grau de satisfação dos(as) diplomados(as) são acentuadamente positivos.
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