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O QUE DIZEM OS ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS DA REDE PÚBLICA E PRIVADA SOBRE A TEMÁTICA INDÍGENA
Última alteração: 17-10-2014
Resumo
Esta pesquisa, vinculada ao projeto “Temática Indígena na Escola: implicações pedagógicas frente àimplementação da Lei 11.645/2008”,dá continuidade ao trabalho iniciado em 2013.Nestaetapa, que compreende a análise de repostas de 48 estudantes de cursos de uma universidadeda rede privada e 20 de uma universidade pública, focaliza-se em particular aabordagem da temática indígena na educação básica e no ensino superior. Osparticipantes cursam licenciatura e alguns deles já são docentes do ensino fundamental e médio. O objetivo da pesquisa é mapear informações que os participantes possuem sobre os povos indígenas, bem como o tratamento dispensado à temática indígena nas escolas e universidades. A metodologia utilizada para aprodução dos dados empíricos envolveu duas estratégias distintas. A primeira foi a realização de entrevistas e a segunda envolveu a escrita de pequenos relatos, pelos participantes, com base em três questões principais: a) a palavra“índio” me faz pensar em... ,b) as fontes de informação sobre povos indígenasque utilizo são...,c) como a temática indígena deveria ser abordada/está sendoabordada em seu curso de graduação/na escola em que você trabalha? As entrevistas foram transcritas e os relatos dos participantes foram digitados e armazenados em um banco de dados. Para a análise, as informações foram sistematizadas a partir de três eixos, sendo o primeiro relativo às representações de povos indígenas; o segundo vinculado às fontes de informações sobre a temática e o terceiro relativo às formas de abordagem da na escola e na universidade. Como resultados, a pesquisa mostrou, em relação ao primeiro eixo, que as representações mais recorrentes sobre povos indígenas continuam a ser vinculadas a estereótipos, seja em relação às suas formas corporais, seja no tocante às suas práticas culturais. Há uma ênfase nas representações sobre conflitos e luta pela terra. Em relaçãoao segundo eixo, o estudo mostra que as principais fontes mencionadas pelos estudantes são a televisão, os livros didáticos e a internet. Menciona-se as comemorações do “Dia do Índio” como experiência escolar comum à grande parte dos participantes. Em relação ao terceiro eixo, indicam-se alguns conteúdos que poderiam integrar os cursos de graduação, tais como aspectos das culturas dospovos indígenas do estado do Rio Grande do Sul, conhecimentos sobre a natureza e formas de vida atuais. Apenas um discente afirma que a temática não deveriaser abordada. Por fim, sobre a forma de abordar a temática indígena nas escolas, os participantes indicaram o caráter histórico, o olhar indígena sobre a colonização, a discussão de aspectos da cultura indígena com uso de documentários, fotos, depoimentos dos próprios índios, disponíveis na internet e, ainda, um enfoque nas lutas indígenas para a garantia de direitos.
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