Última alteração: 17-10-2014
Resumo
Por muitos anos acreditava-se que o aprendizado ocorria pela repetição e memorização sistemática de assuntos, que os alunos possuíam a mesma forma de aprendizagem e entendimento sobre os fenômenos. Esta visão estava associada ao que se denomina ensino tradicional, nela as dificuldades de aprendizado eram atribuídas ao aluno. Diversas pesquisas contribuíram para a mudança deste paradigma. Elas indicam que o ensino deve ser abordado de maneira que vá ao encontro do aluno, de forma contextualizada, despertando a sua curiosidade, e não fique atrelado ao decorar conceitos abstratos. “Contextualizar o ensino significa incorporar vivências concretas e diversificadas, e também incorporar o aprendizado de novas vivências”. Hoje o insucesso do aluno também é atribuído ao trabalho do educador. Embora se saiba que a motivação é um processo intrínseco ao indivíduo é papel do professor, atrair a atenção do aluno e motivá-lo ao aprendizado. A utilização do lúdico, experimentos e trabalhos em grupo como recursos didáticos podem contribuir para este processo, desde que o professor, ao elaborar a atividade, delineie seus objetivos de forma bem definida, observando a realidade dos alunos, suas habilidades, dificuldades e preferências. Este trabalho apresenta algumas atividades desenvolvidas durante o Programa de Iniciação a Docência de Química da Universidade Luterana do Brasil em um sétimo ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Ícaro de Canoas, que visavam contribuir para os processos de ensino/aprendizagem da disciplina de ciências, tornando-os mais prazerosos e significativos. Para auxiliar no diagnóstico da realidade dos alunos lhes foi aplicado um instrumento de coleta de dados, composto por questões relacionadas às aulas de ciências comumente ministradas a eles e quais seus interesses e expectativas quanto a alternativas metodológicas. Verificou-se que a maioria dos alunos gosta de ciências, nunca tinha realizado uma experiência em sala de aula ou utilizado um jogo pedagógico, e que tinham interesse em realizar tais atividades. Desta forma, foram desenvolvidas atividades que procuravam relacionar os assuntos estudados em sala de aula com o cotidiano do aluno e ao mesmo tempo estimular o espírito crítico e investigativo. Os jogos pedagógicos foram aplicados durante o horário normal de aula, porém fora do local tradicional de sala de aula, com o objetivo de mudar o ambiente de aprendizado, tornando o mesmo mais atraente e divertido. Também foram realizadas atividades experimentais para investigar fenômenos relacionados aos conceitos trabalhados durante as aulas. Outras atividades envolveram a confecção de cartazes e de modelos. Durante a realização das atividades se observou grande interesse e participação dos alunos. Elas motivaram os mesmos e proporcionaram interação entre os eles. Esta interação proporcionada pelos trabalhos em grupos contribuiu significativamente para construção de conceitos e o desenvolvimento de habilidades e competências.