Última alteração: 17-10-2014
Resumo
O objetivo do presente trabalho é desenhar e analisar a estrutura de um chassi de um veículo esportivo. A estrutura do chassis tem fundamental importância na eficiência do projeto, pois nela são fixadas partes mecânicas que compõe o sistema de direção, suspensão, e tração, entre outros. A geometria do chassis foi desenhada em programa de CAD 3D SolidWorks e a análise numérica foi realizada com a utilização do Método dos Elementos Finitos (MEF) com o programa FEMAP. O chassis foi desenhado utilizando superfícies médias tendo em vista a utilização da formulação em elementos de casca na metodologia de análise por elementos finitos. Com a utilização desta metodologia foi possível realiza análise estática e dinâmica para verificar como a estrutura se comportará ao sofrer os esforços atuantes durante o deslocamento do veículo. As análises permitem estimar a grandeza e a forma que os carregamentos atuaram sobre a estrutura do chassis. Assim, pode-se determinar os pontos de menor resistência e alterar a geometria afim de eliminar pontos críticos. Os resultados obtidos foram usados para avaliar o projeto com relação a sua adequação à normas utilizadas para verificar a segurança, e se a estrutura está adequada para um veículo esportivo com chassis tubular. Como resultado de rigidez torcional de 1639 Nm/º, se encaixando nas normas de um chassi tipo escada de acordo com a norma Fiat, Torino, 2002. Com relação a frequência dos módulos de vibração obtida da análise foi de 34,4 Hz para o primeiro módulo e de 41,5 Hz para o segundo módulo.