Última alteração: 17-10-2014
Resumo
O mundo moderno é dinâmico, instável e cada vez mais competitivo, onde a mudança é permanente e o crescimento econômico passa por etapas de consolidação: a construção e solidez do setor primário, a vocação de um setor secundário estruturado e cada vez mais tecnológico e a instalação madura e competitiva de um setor terciário ágil, competente, moderno e empregador. Neste contexto sobressai o perfil de empreendedorismo do grupo social que progride e que faz acontecer as organizações produtivas onde se constrói os polos de riqueza e empregabilidade da sociedade. O objetivo deste trabalho é à definição do perfil empreendedor dos alunos do Curso de administração da ULBRA Santa Maria no primeiro semestre de 2013. Esse trabalho partiu de uma pesquisa bibliográfica elaborada a partir dos livros de referência da área de empreendedorismo da qual se retirou as características empreendedoras que os principais autores consultados referiram e de onde saíram os subsídios para a formulação das questões do instrumento de coleta de dados sobre o perfil empreendedor dos alunos do Curso de Administração da ULBRA Santa Maria. Para a análise de resultados foi usado como metodologias de pesquisa predominantes a descritiva e a de levantamento, que usa-se para a análise dos gráficos de resultados de cada uma das questões perguntadas. Foram respondidos cinquenta questionários nos dias de aula na parte da noite nos meses de maio e junho do primeiro semestre de 2013. Da análise das cinco primeiras questões (perfil pessoal e familiar) notamos que os respondentes são 62% homens, de 20 a 29 anos, solteiros, com até quatro membros da família e com a renda entre três a seis salários mínimos. Conforme os resultados do levantamento de dados, os acadêmicos tem propensão a assumir riscos calculados, visto que 72% pretendem ou estão pensando em abrir seu próprio negócio e 88% estão dispostos a assumir riscos. Sobre a característica persistência, 74% dos acadêmicos aprendem com seus problemas e não desistem facilmente. Em relação ao relacionamento com as pessoas de diferentes áreas e interesses, 78% do acadêmicos mantem esse relacionamento e 72% acreditam que a troca de ideias e experiências entre as pessoas que trabalham na mesma empresa é uma das melhores formas de aprender e de solucionar problemas. Quanto a iniciativa e independência, 98% dos acadêmicos de administração da ULBRA Santa Maria costumam tomar iniciativa e 96% são independentes. Este trabalho mostra que os alunos do Curso de Administração da ULBRA Santa Maria apresentam características empreendedoras necessárias apontadas pelos autores como intrínsecas ao ato de empreender e criar negócios. Os maiores pontos auto avaliados estão as características relacionadas à iniciativa e independência o que nos leva a concluir que esses alunos estão motivados para isso. Com menor aderência está a de correr riscos, onde está presente abrir o próprio negócio, demonstrando o receio que hoje passa todos em assumir compromissos no país.