Última alteração: 17-10-2014
Resumo
Este trabalho propõe o desenvolvimento de parte do projeto da Plataforma de Robótica Educacional da Faculdade SENAI de Porto Alegre para as escolas de ensino fundamental, médio e superior. A mesma prevê a divulgação e troca de experiências através de eventos (Robótica Educacional em Debate – RED#1), site com informações relevantes para o desenvolvimento de robótica nas escolas, desenvolvimento de tutores em robótica para auxílio nas escolas e criação de kit como elemento de inclusão digital e social. Segundo Saymour Papert, grande estudioso na área, a escola está no contexto da sociedade e como tal, vive ou deve viver a mesma revolução dos dias atuais. Sendo assim, a robótica torna-se um instrumento de uso escolar, como meio de desenvolvimento de intelecto e veículo de aprendizagem. Sendo assim os objetivos são: fornecer embasamento técnico e teórico para o desenvolvimento do kit da Plataforma de Robótica Educacional, através da pesquisa de mercado, aplicativos de programação e componentes eletrônicos da Plataforma Arduino, desenvolvimento de tutoriais e auxílio nos eventos de promoção de Robótica Educacional na Instituição. A metodologia utilizada foi a pesquisa sobre a Plataforma Arduino e familiarização de ferramentas de programação, leituras, interpretações e implementações de programas de referências bibliográficas, por exemplo, o livro de Simon Monk, desenvolvimento de tutoriais introdutórios da plataforma Arduino para programação das placas comerciais e uso do software supervisório SCADA Br na domótica (automação domiciliar) para aperfeiçoamento de professores, tutores e alunos e participação na organização do encontro RED#1- Robótica Educacional em Debate. Conclui-se com o trabalho até este momento, que a plataforma Arduino, além de acessível e de baixo custo, é de fácil aplicação e permite a comunicação com vários aplicativos, logo, a sua utilização é adequada para o desenvolvimento do kit robótico. A construção de tutoriais e cursos de aperfeiçoamento na robótica, de linguagem direta e simples faz-se necessária para a familiarização dos professores e alunos em geral com as ferramentas necessárias para a aplicação na educação. O desenvolvimento da plataforma contemplará soluções livres como os projetos de impressoras tridimensionais (RepRap – 3D Printer), placas próprias de Arduino, sensores e outros componentes de baixo custo. Através do RED#1, verificou-se a importância de eventos como este para a fomentação e disseminação da Robótica Educacional no Estado.