Última alteração: 17-10-2014
Resumo
O principal tema a se discutir aqui, é como a implantação de projetos sociais podem ajudar num crescimento funcional para a redução do gap da exclusão digital. Mostrar como muitas vezes inclusão e exclusão podem andar juntas, e que nem sempre o acesso a tecnologia é sinônimo de inovação e inclusão digital. O método adotado aqui foi o dedutivo, pois através de leituras diversas pude obter uma conclusão a respeito de determinadas premissas. Partindo de informações verídicas, foram estabelecidas algumas relações com uma proposição pessoal (premissa secundária) para que a partir de raciocínio lógico, pudesse chegar à análise de casos concretos. Vivemos em um mundo de extrema desigualdade, onde os 1% mais ricos acumulam riqueza compatível aos 57% mais pobres. Desigualdade entre países e dentro de países. No Brasil temos uma posição nada honrosa: segundo o PNUD estamos em terceiro lugar na América Latina em desigualdade e em quinto lugar no mundo segundo a classificação baseada no índice de Gini. A desigualdade econômica e social gera efeitos perversos na qualidade de vida das pessoas excluídas de um padrão mínimo de renda. O que prova que a exclusão tecnológica diz respeito às consequências sociais, econômicas e culturais da distribuição desigual do acesso a computadores e Internet, e que muitas vezes o acesso não é a concretização de uma igualdade tecnológica. É preciso que as pessoas sejam capazes não somente de acessar as Tecnologias da Informação e Comunicação, mas ao saber utilizá-las, criar novos conhecimentos a partir de sua experiência prévia. Levando em consideração os achados das pesquisas e a bibliografia internacional sobre o tema, observa-se a intenção da universalização do acesso à Internet e a democratização da informação. Sempre é bom lembrar que, destacar limitações não significa criticar a importância das políticas de universalização de acesso. Pelo contrário, universalizar o conhecimento básico sobre o uso de computadores e tecnologias é fundamental para delimitar o impacto negativo que eles podem trazer para os setores mais carentes. Pois é de conhecimento geral que noções básicas do uso de computação e Internet são considerados pré-requisitos de acesso ao emprego atualmente.