Portal de Eventos da ULBRA., XX SALÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

Tamanho da fonte: 
INOVANDO O CURRÍCULO DE MATEMÁTICA ATRAVÉS DA INCORPORAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO - GeoGebra
Pamela da Rosa, Claudia Lisete Oliveira Groenwald, Carmen Teresa Kaiber

Última alteração: 17-10-2014

Resumo


Este projeto está associado ao convênio entre a Universidade de La Laguna (ULL), em Tenerife, Espanha, com o grupo de Tecnologias Educacionais e a Universidade Luterana do Brasil, com o Grupo de Estudos Curriculares em Educação Matemática (GECEM), do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM). Apresenta-se o trabalho desenvolvido no âmbito da Iniciação Científica com a ação de pesquisa Uso de tecnologias na Educação Básica – proposta de sequências didáticas de conteúdos matemáticos com recursos tecnológicos. Metodologicamente a pesquisa se insere em uma perspectiva qualitativa, uma vez que os propósitos fundamentais são a compreensão, a explanação e a interpretação do fenômeno estudado, características desta investigação. O objetivo foi a elaboração de atividades didáticas com o software GeoGebra, com a temática Geometria do Ensino Fundamental, tanto para o uso em laboratórios de informática quanto para o uso em tablets, buscando integrar as tecnologias no currículo de Matemática. Como primeira ação foi realizada uma análise das questões de Geometria da prova do SAEB (Sistema de Avaliação da Educação Básica) do ano de 2012, e uma análise de coleções de livros didáticos do Ensino Fundamental, que compõe o PNLD (Plano Nacional do Livro Didático), visando identificar e analisar os conteúdos abordados e metodologias associadas. Como segunda ação estão sendo estruturadas atividades, utilizando o software GeoGebra, com os conceitos de polígonos, triângulos, quadriláteros, perímetro e área, baseadas nos resultados da primeira ação que identificou esses conceitos. Como resultados aponta-se que a utilização do GeoGebra possibilita desenvolver e aprofundar conceitos geométricos, bem como ampliar a utilização de representações, considerado elemento essencial para o desenvolvimento dos conceitos matemáticos.

 


Texto completo: Pôster