Portal de Eventos da ULBRA., XX SALÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

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INOVANDO O CURRÍCULO DE MATEMÁTICA ATRAVÉS DA INCORPORAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO - MatEscrita
Paulo Ricardo Fagundes Junior, Claudia Lisete Oliveira Groenwald, Agostinho Iaqchan Ryokiti Homa

Última alteração: 25-09-2014

Resumo


Este projeto está associado a pesquisa aprovada pelo CNPq Chamada MCTI/CNPq/MEC/CAPES N º 18/2012. Apresenta-se o desenvolvimento do aplicativo MatEscrita, de Iniciação Científica da ULBRA. O MatEscrita tem por objetivo acompanhar o desempenho dos alunos durante a realização de uma atividade. Busca investigar, através da análise da produção escrita, como os estudantes desenvolvem um algoritmo, um problema, etc., investigando as estratégias de pensamento que realizaram ao resolver a atividade proposta. Busca acompanhar todas as etapas do pensamento do estudante, visto que o MatEscrita armazena a sequência de ações, inclusive o que apagou. Busca, também, investigar o tipo de erro cometido, em caso de apresentar uma resolução equivocada. A análise de erros é extremamente importante ao trabalho do professor, pois permite identificar as dificuldades individuais dos estudantes, permitindo um acompanhamento individualizado. O professor conhecendo as dificuldades dos alunos pode mediar a aprendizagem de acordo com as dificuldades de cada estudante buscando a superação das mesmas. O matEscrita é direcionado a qualquer nível de ensino e a qualquer disciplina. No nosso caso será utilizado em Matemática. Dentro do contexto ensino aprendizagem em ambientes digitais as atividades colaborativas como fóruns e chats atendem as atividades discursivas, pois a argumentação escrita é possível através dessas ferramentas digitais. No entanto para o ensino aprendizagem das Ciências Exatas, como Matemática, Física e Química, devido às notações particulares inerentes de cada área do conhecimento, os fóruns e chats não atendem a contento. Para a escrita matemática, a solução LaTex resolve as necessidades tipográficas, sendo amplamente utilizado para a edição de textos científicos, porém a complexidade da mesma não a torna funcional para alunos do Ensino Fundamental e Médio. Para atender as necessidades da escrita matemática, idealizou-se uma ferramenta adequada aos alunos e professores da Educação Básica, levando em consideração a competência dos alunos na linguagem e notação matemática e, a necessidade do acompanhamento do pensamento e argumentação matemática dos alunos pelos professores, através do registro da escrita manuscrita dos alunos em dispositivos digitais como tablets e computadores dotados de mesa digitalizadora. O sistema denominado MatEscrita, idealizado para registrar a escrita dos alunos em atividades, individuais ou colaborativas, organizadas pelos professores. Futuramente será implementada a funcionalidade de chat manuscrito para que os alunos possam utilizar em conjunto. Uma particularidade do chat manuscrito é que há somente uma tela onde toda a escrita é realizada sincronamente pelos participantes. Diferentemente do chat convencional onde mensagens ou textos são enviados e uma mensagem anterior não pode ser editada por outro participante, o chat proposto permite o trabalho colaborativo em uma mesma escrita matemática com registro individual de cada colaborador, permitindo que o professor analise posteriormente as competências e participação dos envolvidos. A gestão do sistema foi organizada com três tipos de usuários, administrador, professor, aluno e três entidades, sala, atividade, registro da escrita, deste modo se estabelece as relações: professores têm salas, salas têm alunos e atividades, atividades têm alunos e alunos têm registro da escrita. A ferramenta está em desenvolvimento.