Última alteração: 23-10-2012
Resumo
As transformações registradas nas últimas décadas, incrementadas pela introdução de novas tecnologias de informação e comunicação (NTIC), vêm provocando deslocamentos acentuados nos processos de construção do social, substituindo a sociedade de produção - característica da Era Industrial - pela sociedade de consumo -, que distingue a sociedade Pós-Industrial. Nessa perspectiva, pretende-se salientar, em especial, a formação de formadores como vetor epistemológico capaz de instaurar a episteme que vem produzindo a sociedade informacional, desde que tal processo se desenvolva com o auxílio das novas tecnologias de informação e comunicação (NTIC) e de seus respectivos códigos. Destacar igualmente que tais mediações virtualizam as relações sociais, instigando as condições auto-organizativas do indivíduo, ao mesmo tempo que lhe dispertam sentimentos ambíguos, paradoxais. Isso, talvez, porque ele ganha em liberdade, mas perde em certezas. Face ao descompasso da escola em relação a demandas desse contexto que distingue a sociedade informacional, pretende-se averiguar como se configuram as disposições gerais dos agentes que atuam em organizações educativas, bem como o grau de articulação de suas práticas pedagógicas às novas tecnologias de comunicação e informação (NTIC), na instauração de processos voltados à formação de individualidades, desenvolvidos em: escolas PRIVADAS (ensino médio), de Canoas/RS, no período de 08/2012 a 07/2013. Em termos metodológicos, há o propósito de utilizar procedimentos associados a ferramentas e códigos referentes a novas tecnologias de informação e comunicação (NTIC), através de várias dinâmicas junto aos pesquisados. Dentre elas, oficinas, com base em situações-problema, que se apóiam em livro-site-jogo, disponível virtualmente, com acesso gratuito. Essa técnica de trabalho será complementanda por interações virtuais (e-mails, chats, fóruns...), consultas a sites, constituindo-se um dos principais meios de obtenção de informação, no decorrer da pesquisa. Inicialmente, a revisão da literatura e seu respectivo fichamento vêm disponibilizando subsídios à construção de instrumentais ao levantamento de dados, referentes a unidades a serem pesquisadas (escolas privadas). Esta pesquisa insere-se no conjunto de investigações vinculadas à Rede de Pesquisa FTO (Formação & Trabalho & Organização) e ao GP LATTES Sociedade Informacional, Individualidades, Políticas Sociais.