Última alteração: 23-10-2012
Resumo
Com o intuito de avançar as investigações realizadas nos últimos anos sobre o fenômeno da formação do cidadão, o problema de pesquisa que se coloca como incontornável nesse momento, é o seguinte: como se vêm constituindo a produção do social nas últimas décadas em que, tensionada pelas NTIC, o processo de massificação social dá lugar ao de individualização do cidadão? Nessa perspectiva, pretende-se considerar que as mudanças desencadeadas pelas profundas transformações na sociedade contemporânea, têm provocado rupturas nas teorias sociais clássicas. Isto resulta em embates epistemológicos e, conseqüentemente, promove revisões e redefinições em fundamentos relacionados aos elementos centrais dessas teorias e respectivas categorias de análise. É, neste contexto, que o indivíduo tende a se tornar “o sujeito predileto dos sociólogos” (MOLÉNAT, 2006, p. 38), enfocado preferencialmente, em detrimento da categoria sociedade, que se constituía até então no objeto central de análise dessa área do conhecimento. Nesse contexto, é possível detectar a construção de identidades individuais ou de individualidades como processo de produção do social, em que a condição auto-organizativa do ser associada às possibilidades de complexificação das NTIC, assume papel privilegiado à formação do cidadão. Assim, tal processo tende a ampliar radicalmente as possibilidades de construção de individualidades, ao mesmo tempo em que relativiza atribuições de organizações sociais e ruptura práticas e políticas educativas conservadoras. Em termos metodológicos, pretende-se averiguar práticas pedagógicas instauradas em escolas PÚBLICAS (ensino médio), de Canoas/RS, no período de 08/2012 a 07/2013. Há o propósito de utilizar procedimentos associados a ferramentas e códigos referentes a novas tecnologias de informação e comunicação (NTIC), através de várias dinâmicas junto aos pesquisados (formadores). Essa técnica de trabalho será complementanda por interações virtuais (e-mails, chats, fóruns...), consultas a sites, constituindo-se um dos principais meios de obtenção de informação, no decorrer da pesquisa. Inicialmente, a revisão da literatura e seu respectivo fichamento vêm disponibilizando subsídios à construção de instrumentais ao levantamento de dados, referentes a unidades a serem pesquisadas (escolas públicas). Esta pesquisa insere-se no conjunto de investigações vinculadas à Rede de Pesquisa FTO (Formação & Trabalho & Organização) e ao GP LATTES Sociedade Informacional, Individualidades, Políticas Sociais.