Portal de Eventos da ULBRA., XVIII SALÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

Tamanho da fonte: 
O ensino da dança em uma cultura Hip-Hop
Jauana Mendes, Heloisa Gravina

Última alteração: 23-10-2012

Resumo


Atualmente muito tem se discutido sobre a dança e sua inserção no espaço escolar, hoje é reconhecida como uma disciplina que possui conteúdos específicos. Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNS), no ano de 1997, estabeleceu a Dança como algo obrigatório no currículo escolar estando inclusa na disciplina de artes, sendo assim ganhou reconhecimento nacional como forma de conhecimento a ser desenvolvida na escola. O ensino da dança na escola deve favorecer uma aprendizagem significativa, através da qual os alunos possam relacionar os conteúdos de dança com seu cotidiano, o mundo a sua volta. Segundo a professora-pesquisadora em dança Isabel Marques (2010), a dança na escola deve ser compreendida como linguagem que aborda muitos aspectos que se relacionam com o mundo, a sociedade, as culturas e com as experiências dos alunos. Sendo assim, esta pesquisa tem como objetivo geral compreender possibilidades de utilização do método Laban de Análise do Movimento, nas aulas de Hip-Hop com alunos do Ensino Médio de uma escola Estadual de Canoas. A dança nessa escola já ocupou seu espaço no currículo, a qual é ofertada nas modalidades de Balé, Jazz, Hip-Hop e Estilo Livre. A escola possui uma tradição em dança, nota-se uma presença muito forte da cultura do Hip-Hop, que de certa forma tem um importante papel na identidade cultural da escola, pois grande parte dos alunos são adeptos dessa técnica. Proponho através do método Laban, uma abordagem em dança que não se restrinja à reprodução de passos e coreografias, mas que pense a dança como formação de sujeitos capazes de uma relação crítica e reflexiva com o mundo a sua volta. As teorias de Laban enfatizam relações existentes entre os elementos de tempo, espaço, corpo e expressividade presentes no movimento humano. Laban tinha uma preocupação de fazer o ensino da dança um meio de desenvolvimento das capacidades humanas de expressão e criação. Dessa forma o método proporciona uma abordagem na dança como forma de conhecimento capaz de contribuir na formação de cidadãos críticos, leitores e autores do mundo. A pesquisa está sendo realizada através das práticas pedagógicas do Estágio IV e dentro da disciplina de Pesquisa em Dança, de forma qualitativa e etnográfica através de observação e entrevistas com os alunos, professores e direção escolar, investigando as seguintes questões: Qual a dimensão que a dança adquire na cultura escolar? Porque a manifestação do Hip-hop é tão presente e o que ela traz de valores e contribuições para a educação desses alunos? De que forma a dança contribui para a formação da identidade cultural da escola? Através dessa pesquisa pretendo reconhecer o papel da dança na escola, não como um produto final, mas como um componente curricular capaz de oportunizar momentos de reflexão, contextualização e socialização, e de ampliar o ponto de vista dos alunos a dança, a partir de uma abordagem do método Laban.