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SERVIÇO DE DIAGNÓSTICO POR IMAGEM: UM ESPAÇO INTERDISCIPLINAR ATRAVÉS DA PRÁTICA EXTENSIONISTA COMO INSTRUMENTO NO ENSINO DA RADIOLOGIA
Última alteração: 04-11-2012
Resumo
O Serviço de Diagnóstico por Imagens faz parte do Programa de Extensão do Curso de Odontologia da ULBRA, na forma de prestação de serviço e tem como proposta ser um espaço acadêmico interdisciplinar na capacitação do aluno ao atendimento de pacientes, atender as necessidades das clínicas do Curso, a prestação de serviços à comunidade e no desenvolvimento de pesquisa instrumentalizando o ensino da radiologia. O objetivo deste estudo foi avaliar os resultados deste serviço pela análise dos registros dos pacientes no período de 2012/1. Foi analisado o número de pacientes, exames radiográficos realizados, registro de erros de técnica e/ou processamento radiográfico, achados radiográficos e disciplinas solicitantes. No período analisado foram atendidos 201 pacientes, sendo 120(59,72%) do sexo feminino e 81(40,28%) do sexo masculino, média de idade de 31,32 anos. Foram realizadas 216 radiografias, sendo dessas 159 (73,61%) panorâmicas, 36(16,67%) periapicais, 12(5,56%) interproximais, 7(3,24%) oclusais e 2(0,93%) teleradiografias. O número de erros registrados foi de 36(16,6%), sendo o mais frequente o posicionamento do paciente em 11(30,55%). Durante a avaliação dos exames houve registro de 13(6,01%) achados radiográficos, sendo a imagem de osteoesclerose periapical idiopática 5(2,3%), a mais verificada. As clínicas que mais solicitaram os exames foram: CEPEO 38(18,54%), Propedêutica 30(14,53%), CTBMF 26(12,68%), Clínica Integral II 15(7,32%), Semiologia 14(6,38%), Clínica Integral I 13(6,34%), Pós de Ortodontia 12(5,85%), Clínica Integral IV 8(3,90%), Pacientes especiais 7(3,41%) e Externos 6(2,93%). Pretende-se através desses dados, obter instrumentos para as condições de treinamento e formação de recursos humanos, permitindo ao aluno não somente o atendimento e a percepção da demanda por tratamento, mas consolidar e treinar seus conhecimentos na área, como também buscar a adequação do Serviço às novas tecnologias.