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Projeto de Personagens para a Criação de Agentes Pedagógicos
Última alteração: 23-10-2012
Resumo
O objetivo deste projeto de pesquisa é a criação de agentes pedagógicos que, inseridos em um ambiente virtual de aprendizagem, interajam com os alunos e os auxiliem no processo de aprendizagem. Com isso, visa-se atender a uma demanda do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM), da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), onde atualmente alunos e professores criam materiais didáticos digitais que são utilizados em projetos realizados em escolas, visando a recuperação de conteúdos. Com a inserção de agentes pedagógicos nestes materiais, busca-se aumentar a motivação dos alunos e, com isso, facilitar a aprendizagem dos conteúdos definidos pelos professores. A primeira etapa do desenvolvimento deste projeto prevê a criação de personagens que representarão graficamente os agentes pedagógicos nos ambientes virtuais de aprendizagem. Estes personagens terão expressões faciais e corporais de modo que o agente reaja a diferentes situações, expressando emoções como alegria, tristeza e surpresa, entre outras. A metodologia adotada para o desenvolvimento dos agentes pedagógicos, nesta primeira etapa do presente projeto de pesquisa, consistiu em definir o problema, que é a criação dos personagens animados; analisado o problema, buscou-se o público que irá interagir com os personagens, em que tipo de ambiente e que dificuldades de aprendizagens são identificadas por professores e alunos do PPGECIM; por fim, foram coletados dados sobre tipos de agentes pedagógicos, personagens de aplicativos de sistemas operacionais e desenhos animados para analisar a personalidade, a aparência e a interação dos mesmos nos ambientes em que estes estão inseridos. Até o momento já foram desenvolvidos dois personagens, um deles com a aparência de urso, remetendo a um personagem muito constante na infância das crianças, presente em filmes, desenhos e até mesmo em ursos de pelúcia. Essa aceitação do personagem pelo publico infantil facilita na "criação de um laço" com tal imagem. O outro personagem desenvolvido tem a aparência de um adolescente, a fim de ser o mais parecido possível com os alunos desta faixa etária, criando uma identificação entre o adolescente e o agente educacional.