Portal de Eventos da ULBRA., XVIII SALÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

Tamanho da fonte: 
Doença Arterial Coronariana e parâmetros bioquímicos: investigação em uma amostra de pacientes submetidos ao cateterismo cardíaco no Hospital Bruno Born de Lajeado.
Fernanda Oliveira Diefenthaler, Camile Wunsch, Liane Maria Reitel, Pricila Girardi, Geórgia Dexheimer, Kátia Gerhardt, Andressa Souza, Luciana Weidlich, Marcelo Arndt, Veronica Contini

Última alteração: 23-10-2012

Resumo


 

A doença arterial coronariana (DAC) é uma patologia multifatorial, complexa e de alta incidência mundial. Caracteriza-se pela insuficiência de irrigação sanguínea no coração por meio das artérias coronárias. Apesar dos grandes avanços nas áreas de diagnóstico e tratamento da DAC, a prevenção ainda corresponde ao principal caminho de combate ao problema. Nesse sentido, torna-se extremamente relevante identificar e compreender os fatores de risco associados ao desenvolvimento da DAC, tanto fatores ambientais, quanto genéticos. O objetivo desse estudo foi avaliar os parâmetros bioquímicos de uma amostra de pacientes submetidos ao cateterismo cardíaco para avaliação da presença ou da ausência de DAC. Este trabalho faz parte de um projeto de pesquisa maior, ainda em andamento, cujo objetivo é investigar fatores de risco genéticos e o desenvolvimento de DAC. A amostra é composta por pacientes maiores de 18 anos atendidos no Hospital Bruno Born de Lajeado, RS. Os pacientes em estudo assinaram um termo de consentimento livre e esclarecido. As amostras de sangue periférico foram coletadas durante o exame de cateterismo e analisadas no laboratório de análises clínicas do Centro Universitário Univates (automação, aparelho BS-120). Os exames realizados foram de glicose, colesterol, triglicerídeos e HDL. Os dados foram expressos em Média+Erro Padrão da Média, foi utilizado Teste t student e considerado significativo quando P<0,05. Até o momento, foram incluídos 128 pacientes, sendo que 41,4% do sexo feminino e 58,6% do sexo masculino. A idade média dos pacientes foi de 62 anos e a escolaridade de 5 anos. Foram encontrados maiores níveis de glicose, colesterol e triglicerídeos nas mulheres em comparação como os homens (Glicose: Homens=104,0±2,0; Mulheres=116,2±6,0; P=0,032; Colesterol: Homens=163,1±4,9; Mulheres=178,8±5,8; P=0,042; Triglicerídeos: Homens=114,6±6,5; Mulheres=140,8±7,7; P=0,011). Não Foi observado diferença significativa nos níveis de HDL dos homens comparando com as mulheres (HDL: Homens=48,1±1,4; Mulheres=47,8±1,2; P=0,904). Considerando os achados encontrados até o momento, podemos sugerir que existe alteração nos níveis de glicose e perfil lipídico de alguns pacientes que realizam o cateterismo . No entanto se faz necessário aumentar o tamanho da amostra para determinar quais pacientes apresentam DAC, e dar seguimento ao estudo caso-controle, proposta da pesquisa em andamento.