Portal de Eventos da ULBRA., XVIII SALÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

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EDUCAÇÃO E INTERVENÇÃO SOCIAL: PERFIS E ALTERNATIVAS DE FORMAÇÃO DE EDUCADORES SOCIAIS
Juliana Maria Corrêa, Laíno Alberto Schneider, Jorge Gilberto Krug, Vanderlei Brusch Fraga, Graciela Maria Lopez, Christiane Martinatti Maia, Mariclezia Santos Schneider, Maximila Quadros Coelho

Última alteração: 23-10-2012

Resumo


A pesquisa em andamento tem como foco a Educação Social e a Transversalidade, com o título EDUCAÇÃO E INTERVENÇÃO SOCIAL: PERFIS E ALTERNATIVAS DE FORMAÇÃO DE EDUCADORES SOCIAIS e é alicerçada nos desafios, dificuldades e viabilidades que envolvem a educação social. A pesquisa tem seus estudos baseados em quatro temáticas: acessibilidade, movimentos sociais e empoderamento, pedagogia social e formação de educadores sociais. A acessibilidade está fundamentada nas diferenças, são elas que tornam a acessibilidade tão necessária, a fim de contribuir com uma melhor qualidade de vida para todas as pessoas. Os movimentos sociais são movimentos trabalhados a partir da liderança dos indivíduos na adesão que vão sendo estabelecidas. Evidenciam o empoderamento que esses indivíduos conferem ao seu movimento. O poder do indivíduo, das pessoas ou/e ainda dos movimentos não se dá pela função ou papel que o indivíduo ocupa ou representa naquele momento, mas pela legitimidade dos objetivos e da justiça das propostas e propósitos. A pedagogia social é o estudo da educação social, a parte técnica da educação social. O professor desempenha uma função profissional, mas como agente educador precisa incutir nesse mesmo profissional a compreensão e formação do indivíduo comprometido com o seu entorno social. A metodologia utilizada na pesquisa centraliza-se nos referenciais bibliográficos, referente à educação social e transversalidade. Destacando-se os debates e as intervenções desenvolvidas a partir da discussão e da apresentação da temática em eventos de estudo como nos SICs da UNISSINOS, ULBRA GRAVATAÍ e FEEVALE, sendo que no mês de outubro na PUCRS E UFRGS. Além disto, já se realizou a construção de um artigo para a publicação nos Anais do I Simpósio Nacional de Educação – ULBRA Gravataí, bem como a apresentação oral. Tendo como objetivos relacionar os conceitos do campo teórico com os perfis profissionais dos Educadores Sociais e problematizar os fundamentos teóricos-metodológica aplicados na formação inicial e continuada de Educadores Sociais frente às demandas profissionais emergentes. Baseado nesses temas que se relacionam a pesquisa em andamento percebe que o estudo aprofundado da educação social é urgente para que as intervenções desses profissionais sejam efetivas junto a suas comunidades. Baseado nesses temas que têm forte relação com a pesquisa conclui-se que o estudo aprofundado da educação social é urgente para que as intervenções desses profissionais sejam efetivas junto a suas comunidades e para que possamos contribuir para um mundo melhor para se viver. Neste sentido a pesquisa continua em construção procurando encontrar caminhos a serem percorridos. A intervenção acontece na Educação social quando acontece a mudança e a transformação. Isto é verificado através dos movimentos sociais, do acesso nas esferas sociais e individuais, conferindo o empoderamento para uma educação social comprometida e transformadora.