Última alteração: 23-10-2012
Resumo
A pesquisa em andamento tem como foco a Educação Social e a Transversalidade, com o título EDUCAÇÃO E INTERVENÇÃO SOCIAL: PERFIS E ALTERNATIVAS DE FORMAÇÃO DE EDUCADORES SOCIAIS e é alicerçada nos desafios, dificuldades e viabilidades que envolvem a educação social. A pesquisa tem seus estudos baseados em quatro temáticas: acessibilidade, movimentos sociais e empoderamento, pedagogia social e formação de educadores sociais. A acessibilidade está fundamentada nas diferenças, são elas que tornam a acessibilidade tão necessária, a fim de contribuir com uma melhor qualidade de vida para todas as pessoas. Os movimentos sociais são movimentos trabalhados a partir da liderança dos indivíduos na adesão que vão sendo estabelecidas. Evidenciam o empoderamento que esses indivíduos conferem ao seu movimento. O poder do indivíduo, das pessoas ou/e ainda dos movimentos não se dá pela função ou papel que o indivíduo ocupa ou representa naquele momento, mas pela legitimidade dos objetivos e da justiça das propostas e propósitos. A pedagogia social é o estudo da educação social, a parte técnica da educação social. O professor desempenha uma função profissional, mas como agente educador precisa incutir nesse mesmo profissional a compreensão e formação do indivíduo comprometido com o seu entorno social. A metodologia utilizada na pesquisa centraliza-se nos referenciais bibliográficos, referente à educação social e transversalidade. Destacando-se os debates e as intervenções desenvolvidas a partir da discussão e da apresentação da temática em eventos de estudo como nos SICs da UNISSINOS, ULBRA GRAVATAÍ e FEEVALE, sendo que no mês de outubro na PUCRS E UFRGS. Além disto, já se realizou a construção de um artigo para a publicação nos Anais do I Simpósio Nacional de Educação – ULBRA Gravataí, bem como a apresentação oral. Tendo como objetivos relacionar os conceitos do campo teórico com os perfis profissionais dos Educadores Sociais e problematizar os fundamentos teóricos-metodológica aplicados na formação inicial e continuada de Educadores Sociais frente às demandas profissionais emergentes. Baseado nesses temas que se relacionam a pesquisa em andamento percebe que o estudo aprofundado da educação social é urgente para que as intervenções desses profissionais sejam efetivas junto a suas comunidades. Baseado nesses temas que têm forte relação com a pesquisa conclui-se que o estudo aprofundado da educação social é urgente para que as intervenções desses profissionais sejam efetivas junto a suas comunidades e para que possamos contribuir para um mundo melhor para se viver. Neste sentido a pesquisa continua em construção procurando encontrar caminhos a serem percorridos. A intervenção acontece na Educação social quando acontece a mudança e a transformação. Isto é verificado através dos movimentos sociais, do acesso nas esferas sociais e individuais, conferindo o empoderamento para uma educação social comprometida e transformadora.