Portal de Eventos da ULBRA., XVIII SALÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

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ESTATÍSTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL: RECURSOS UTILIZADOS PELOS PROFESSORES E A ABORDAGEM EM LIVROS DIDÁTICOS
Bruno Honorio, Arno Bayer, Simone Echeveste

Última alteração: 23-10-2012

Resumo


O movimento de inclusão dos conteúdos de estatística nos livros didáticos do Ensino Fundamental e Médio acompanha a evolução da ciência e dos métodos utilizados pelos pesquisadores para a obtenção das conclusões de seus estudos. A partir deste fato a disseminação das técnicas e ferramentas estatísticas em todas as áreas do conhecimento humano foi ocorrendo de forma muito mais frequente nas pesquisas científicas, refletindo na ampla utilização de conceitos estatísticos em jornais, revistas e meios de comunicação em geral. Os objetivos propostos pelos Parâmetros Curriculares Nacionais, no que se refere à Educação Estatística, não envolvem somente a aprendizagem dos conteúdos limitando-se a apenas como realizar os cálculos, mas existe em seus propósitos uma grande ênfase na interpretação do significado destes cálculos, bem como na valorização da utilização da estatística como um meio de análise de dados. Esta idéia vem ao encontro da importância de desenvolver nos alunos as competências básicas em estatística. Neste contexto a presente pesquisa teve como objetivo verificar como está sendo realizada a inclusão dos conteúdos de Estatística nos livros didáticos do Ensino Fundamental e Médio, bem como identificar as metodologias de ensino que os professores utilizam em suas aulas ao abordar estes conteúdos. Foi investigada uma amostra de livros didáticos e professores. Os livros didáticos em geral já abordam estes conteúdos. Porém, os professores ainda são um tanto resistente quanto a abordagem destes conteúdos  em sala de aula.