Última alteração: 29-10-2013
Resumo
Propomos uma investigação sobre a formação continuada de professores que atuam no Ensino Fundamental de uma escola pública municipal de São Leopoldo. A pesquisa tem duração de 4 anos, teve início em 2011 e vincula-se ao Projeto Formação Continuada de Professores em Ciências e Matemática Visando o Desenvolvimento para o Exercício Pleno da Cidadania, aprovado pelo Programa Observatório da Educação 2010. Tem como objetivo aprimorar o desempenho dos alunos do Ensino Fundamental na resolução de problemas matemáticos, qualificando a prática docente a partir de estratégias de formação continuada. A pesquisa usa como referencial a teoria dos campos conceituais de Vergnaud e a metodologia de resolução de problemas conforme pesquisas recentes na área. Antes dos encontros de formação com os professores da escola pública, realizamos pré-testes de resolução de problemas matemáticos com alunos do 3º ao 6º ano. Os resultados obtidos nortearam os encontros de formação, pois estes indicavam os conhecimentos já alcançados e ainda a serem alcançados na resolução de problemas matemáticos pelos alunos. Após a formação, ao final do ano, foram aplicados pós-testes com as mesmas questões contidas nos pré-testes, a fim de verificar a influência da formação continuada de professores nas aprendizagens dos alunos. Para correção dos testes, foram elaboradas categorias, classificando os tipos de erros cometidos pelas crianças. As categorias dos erros foram de raciocínio, de procedimento de cálculo, de falta de atenção, de erro na resposta escrita, em branco e, ainda, casos em que não se pode avaliar o tipo de erro. Neste trabalho, apresentamos a análise estatística dos resultados de 2012 e uma comparação entre os pré-testes de 2012 e 2013 do 5ºe 6º ano, objetivando identificar o avanço dos alunos no decorrer dos anos. Ao compararmos a quantidade e os tipos de erros ocorridos no pré e pós-testes, considerando o 3º, 4º, 5º e 6º ano, percebe-se uma queda significativa, tanto nos erros de raciocínio como nos erros de procedimento de cálculo, o que evidencia avanço na aprendizagem dos alunos. Estes resultados apontam que os estudantes estão tendo mais facilidade em encontrar o cálculo que resolve adequadamente o problema, assim como, efetuar este cálculo corretamente. Confrontando os resultados dos pré-testes de 2012 e 2013, evidenciamos que os educandos apresentam avanços na resolução de problemas matemáticos, pois estão iniciando o ano, com melhores resultados que os alunos destas mesmas séries, no ano anterior. Portanto, os resultados demostram que as estratégias desenvolvidas ao longo da pesquisa estão apresentando resultados positivos na aprendizagem dos alunos.