Última alteração: 29-10-2013
Resumo
A presente pesquisa teve por objetivo avaliar o perfil educacional dos estudantes da ULBRA Canoas e verificar se existem diferenças entre cursos em função do conceito obtido no ENADE. Foram utilizados dados secundários disponibilizados pelo INEP. Inicialmente foram acessados os relatórios da IES e identificados os cursos examinados no ciclo ENADE 2009-2011. A seguir os dados relativos às respostas ao questionário do estudante foram compilados em planilha Excel e analisados por meio de estatísticas descritivas. A amostra de concluintes (10.287) representa 61,9% do total de estudantes que haviam cursado pelo menos 80% dos créditos à época da inscrição para o exame. O nível de escolaridade dos pais dos estudantes concentra-se no ensino fundamental incompleto (pai: 31,7%) e médio (mãe: 32,1%). A maioria dos estudantes cursou ensino médio no estado e não mudaram de cidade (76,3%). Todo o ensino médio foi cursado em escola pública (53,1%%) ou privada (28,1%). Ter cursado segundo grau em curso tradicional (não profissionalizante) foi a resposta de 64,9% dos estudantes. O percentual que assinalou ensino supletivo ou similar foi de 7,2%. A leitura não obrigatória não ocorre para 12,4% dos estudantes, sendo mais frequente de 1 ou 2 livros por ano (32,2%). Os alunos estudam fora do período de aulas 1 a 3 (45,1%) ou 4 a 7 (25,2%) horas semanais. O turno noturno é predominante (70,6%). A maioria dos estudantes considera que o curso contribui amplamente para sua cultura geral (59,6%), teórica (60,3%) e o prepara amplamente para o exercício profissional (60,3%). Na sequência os dados serão analisados em função do conceito obtido pelos cursos. Em conclusão, o perfil educacional do aluno da ULBRA Canoas é de um indivíduo cujos pais possuem ensino fundamental incompleto ou médio, proveniente de ensino médio tradicional em escola privada no próprio estado, lê 1 ou 2 livros não obrigatórios ao ano, estuda entre 1 e 3 horas semanais além do horário de aulas e cursa disciplinas no período noturno.