Portal de Eventos da ULBRA., XIX SALÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

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O apelo pedagógico nos metaversos Club Penguin e Mundo do Sítio
Simone Kelbert, Karla Saraiva

Última alteração: 30-10-2013

Resumo


Club Penguin e o Mundo do Sítio são dois sites voltados para o público infantil. O primeiro é um produto da Disney Co, amplamente utilizado por crianças do mundo todo. Aqui, as crianças são representadas por avatares pinguins, que vivem em um ambiente com muito gelo e neve. O site oferece uma série de jogos e apresenta um ambiente que não remete, a priori, a nenhum local ou região específicos. A característica mais central do site é o habitat gelado e seus habitantes, os pinguins. O segundo site, Mundo do Sítio, é um produto da Editora Globo, com apoio de empresas brasileiras, e também do Governo Federal. Aqui, a questão marca regional é bastante explícita. Os usuários também utilizam este ambiente virtual a partir da criação de avatares, mas neste caso, são representados por crianças. Os ambientes representam as paisagens de um ambiente rural e o cotidiano desses lugares, tanto no que se refere às imagens das animações, como ao tipo de atividade que se desempenha nesse ambiente, tais como passar roupa ou pendurá-las no varal e preparar um bolo. Assim como no Club Penguin, o Mundo do Sítio também oferece diversos jogos e possibilidade de interação entre os usuários. Ambos são mundos virtuais – metaversos -, em que as crianças interagem a partir da criação de avatares, e é através deles que elas circulam por diferentes locais com cenários coloridos e animados, interagem com outras crianças e jogam. Analisando os dois casos, percebe-se, imediatamente, a ênfase que é dada, em ambos, ao carácter educativo, sendo que no Mundo do Sítio este apelo já se encontra na página de entrada e no Club Penguin isso está na página voltada para pais e responsáveis. Ao mesmo tempo em que pressupõem uma criança independente, capaz de acessar aos sites, criar seu próprio avatar, jogar e descobrir as formas mais interessantes de utilizá-los sem necessidade de auxílio, os sites parecem buscar legitimar-se junto aos pais, entre outras maneiras, a partir da ideia de seu carácter pedagógico. Ambos apresentam e exploram tais discursos, mas cada um mostra uma abordagem particular do tema. Enquanto no Club Penguin, investe-se na ideia do “aprender sem perceber que se está aprendendo”, no Mundo do Sítio, o apelo pedagógico é explícito. Dessa forma, o presente trabalho mostra de que forma os dois sites se utilizam de determinados discursos, utilizando a questão pedagógica como estratégia de marketing para justificar tanto a permissão dos responsáveis para que as crianças possam acesar o site, quanto a aquisição de uma assinatura. Além disso, apontamos quais as diferenças encontradas nas formas como o pedagógico é trabalhado em cada um dos ambientes. Enquanto o Club Penguin utiliza estratégias mais sutis para trabalhar o processo cognitivo, o Mundo do Sítio apresenta-se como um espaço educativo tendo em vista sua vinculação com uma importante obra da literatura infanto-juvenil nacional.