Portal de Eventos da ULBRA., XIX SALÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

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Temática Indígena na Escola: Implicações Pedagógicas Frente à Implementação da Lei 11.645/2008
Veronica Simm

Última alteração: 01-11-2013

Resumo


No foco das preocupações atuais de gestores e professores está a novidade promovida pela Lei nº 11.645/2008, que altera o artigo 26-A da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, determinando que: "nos estabelecimentos de ensino fundamental e de ensino médio, públicos e privados, torna-se obrigatório o estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena". E a referida lei também define que "os conteúdos referentes à história e cultura afro-brasileira e dos povos indígenas brasileiros serão ministrados no âmbito de todo o currículo escolar, em especial nas áreas de educação artística e de literatura e história brasileiras" (BRASIL, 2008). Nesta pesquisa focaliza-se apenas a temática indígena, e o objetivo é investigar como a referida lei vem impactando escolas e currículos, examinando quais práticas, instrumentos, metodologias e fontes têm sido acionadas para promover a inserção da temática indígena nos currículos escolares. A metodologia da pesquisa prevê variadas ferramentas de coleta de dados, dentre as quais destacam-se a observação e a realização de entrevistas com gestores e professores de quatro escolas da rede pública de ensino e uma da rede privada, contemplando dois municípios da região metropolitana de Porto Alegre/RS. O projeto, iniciado em 2013, será desenvolvido em dois anos. Um desdobramento desta pesquisa mais ampla vem sendo desenvolvido através da bolsa de Iniciação Científica (...FAPERGS), e diz respeito à sistematização de informações e de fontes de consulta sobre a temática indígena, que serão posteriormente disponibilizadas na internet, na forma de site ou blog. Estão sendo selecionadas produções como obras de literatura, fontes iconográficas, acervos fotográficos, sites e blogs criados e mantidos por indígenas e/ou por ONGs. Este banco de dados será disponibilizado a estudantes de graduação e pós-graduação, visando subsidiar grupos de estudo, cursos de extensão, pesquisas de professores da educação básica.