Portal de Eventos da ULBRA., XIX SALÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

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Variações de preços na comercialização de novilhos de corte gordos
Leonardo Rocha da Silva, Carlos Santos Gottschall

Última alteração: 25-10-2013

Resumo


A bovinocultura de corte brasileira e gaúcha vem apresentando, nas últimas décadas, redução da lucratividade e aumento dos custos de produção. Estratégias comercias para valorização do preço recebido no momento da venda pode ser uma alternativa adicional para incremento da rentabilidade da atividade. O presente estudo tabulou dados de vendas mensais de novilhos, em uma mesma propriedade, durante os anos de 2008 a setembro de 2013. Ao todo foram analisados dados de 4.669 animais comercializados no período. O valor médio recebido com base na comercialização por kg/vivo mês a mês foi lançado em planilha de Excel e posteriormente calculadas médias entre meses e anos. Na média dos anos o mês de menor remuneração recebida foi maio, seguido por abril, coincidindo com o período de safra com a engorda de animais em campos naturais e incremento da oferta. Os meses de melhor remuneração recebida foram respectivamente agosto, julho e junho, o que coincide com o inverno e redução da oferta alimentar e de animais gordos. A diferença de preços entre o mês de maior e menor remuneração (Agosto e maio) foi de 9,23%. No mês de outubro ao longo dos anos, o preço mostrou uma queda acentuada, o que coincide com incremento de oferta de animais gordos e necessidade de liberação de áreas de pastagem de inverno para o plantio, especialmente de soja. Planejamento e estratégias nutricionais para incrementar as vendas em meses de preços mais favoráveis tanto no primeiro como segundo semestre do ano, podem contribuir para o incremento no valor médio recebido em vendas de animais gordos ao longo do ano.


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