Última alteração: 29-10-2013
Resumo
Pretende-se averiguar como se instauram processos de formação face à demandas e necessidades da sociedade informacional – processo que supõe a construção de individualidades pautada na autonomia, iniciativa e responsabilidade. As unidades a serem pesquisadas referem-se a escolas do ensino médio, vinculadas à Rede ULBRA, situadas no Rio Grande do Sul. Essa pesquisa insere-se no Projeto Sociedade Informacional e Construção de Individualidades, juntamente com os demais que integram a Rede de Pesquisa Formação & Trabalho & Organização (FTO) e o GP LATTES Sociedade Informacional, Individualidades, Políticas Sociais (SIINPS), que se vinculam ao Núcleo de Pesquisa do PPGEDU/ULBRA Ciência, Tecnologias e Currículo. Espera-se, com atividades a serem realizadas em tais organizações educativas: - caracterizar o perfil de estudantes tendo como parâmetro dimensões referenciadas por estudiosos sobre inovações tecnológicas em educação; - reunir indicadores, a partir de revisão sobre literatura recente relativa à educação associado a TICs, para mensurar o tipo de utilização de tais mediações; - avaliar o grau de convergência de mídias utilizadas em seus processos educativos; - apontar competências e habilidades instauradas em tais processos, pelos vários agentes que neles atuam e sua vinculação com fundamentos e códigos da sociedade informacional; - verificar o tipo de relação entre ações e iniciativas de agentes que atuam nesses processos com códigos e ferramentas; - averiguar as disposições gerais de agentes que atuam nesses contextos educativos (gerências administrativa, pedagógica e professores) quanto o grau de incorporação de códigos, fundamentos e ferramentas da era digital; - detectar concepções e visões de tais agentes sobre alguns temas em debate neste momento, na área da educação. Quanto aos procedimentos metodológicos, todo o tipo de fonte, recurso e/ou técnica serão utilizados para obter informações sobre a unidade investigada – da oral à virtual, em especial, no que se refere à sua contextualização. Para a coleta de dados sobre tal processo, serão priorizadas as ferramentas on line, tais como: e-mail, chats, fórum. Dentre os resultados parciais, destacam-se: exposição de algumas características de organizações educativas da Rede ULBRA, em especial, quanto ao desenvolvimento de ensino médio, a contemporaneidade de seus processos mensurada através de ações e/ou práticas de seus agentes. Assim, espera-se, anunciar algumas tendências relativas à construção de individualidades, em especial, em um tempo – a era digital, com o avanço das TICs – em que as relações sociais vêm se virtualizando, com intensidade cada vez mais acelerada.