Portal de Eventos da ULBRA., XIX SALÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

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Virtual & Rastros & Individualidades
Vanessa Ramos Furtado da Silva

Última alteração: 25-10-2013

Resumo


Pretende-se averiguar como se configuram processos EaD/ULBRA, em suas diversas modalidades (híbrido, conectado, virtual), distribuídos pelo Brasil através de seus vários camp. A unidade privilegiada para o início dessa investigação se refere à disciplina Sociedade & Contemporaneidade, modalidade conectada, incluindo o conjunto de seus agentes, mediações, processos e conteúdos. Essa pesquisa insere-se no Projeto Sociedade Informacional e Construção de Individualidades, juntamente com os demais que integram a Rede de Pesquisa Formação & Trabalho & Organização (FTO) e o GP LATTES Sociedade Informacional, Individualidades, Políticas Sociais (SIINPS), que se vinculam ao Núcleo de Pesquisa do PPGEDU/ULBRA Ciência, Tecnologias e Currículo. Espera-se, no decorrer de suas atividades: - expor debates teórico-metodológicos recentes que se vinculam à problemática dessa proposta, apontando novas demandas da sociedade informacional, suas implicações e possíveis rupturas ao processo educativo como um todo; - utilizar tais referenciais para construir perfis, bem como indicadores para mensurar o grau de convergência de mídias e de inovação de TICs em EaD; - grau de associação entre tipo de competências instaurado em tais processos pelos vários agentes que neles atuam e fundamentos e códigos da sociedade informacional; - verificar o tipo de relação entre ações e iniciativas de agentes que atuam nesses processos (gerências administrativa, pedagógica e professores) com códigos e ferramentas da era digital; - averiguar o grau de incorporação de TICs e de seus fundamentos às disposições gerais de agentes vinculados a esse contexto educativo; - detectar concepções e visões de agentes que atuam em tal tipo do campo educativo sobre alguns dos temas da área, envolvidos em debates, neste momento. Os procedimentos metodológicos utilizados recorrem e apóiam-se em todo o tipo de fonte, recurso e/ou técnica para obter informação sobre a unidade investigada – da oral à virtual, em especial, no que se refere à sua contextualização. Quanto à coleta de dados sobre a dinâmica do processo atual, serão priorizados registros de interações, já existentes e disponíveis no ambiente na NetAula, bem como outras ferramentas on line: e-mail, chats, fórum. Espera-se, assim, anunciar algumas tendências relativas à construção de individualidades, em especial, em ambientes virtualizados - a realidade em análise - modalidade cada vez mais acessível na contemporaneidade, com o avanço das TICs.


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