Última alteração: 25-10-2013
Resumo
Na relação ensino/prática a percepção do aluno no processo educacional é um componente importante no acompanhamento do programa acadêmico. Este estudo teve como objetivo avaliar a experiência de aprendizagem no ensino de Radiologia Odontológica na perspectiva de estudantes do Curso de Odontologia da Ulbra Canoas. Um total de 134 questionários estruturados autoadministrados, foram distribuídos a estudantes matriculados nas disciplinas de clínica integral I, II, III e IV no primeiro semestre do ano letivo de 2013. Os questionários constavam de duas dimensões, a opinião dos alunos sobre a atuação acadêmica nas clínicas e uma autoavaliação do aprendizado em radiologia odontológica. Os dados coletados foram analisados pelo teste Qui-quadrado e os resultados foram considerados significativos a um nível de significância máximo de 5% (p£0,05). Os resultados mostraram que, dos 134 alunos matriculados, 74,6% eram do sexo feminino e 25,4% masculino e 100% dos alunos cursaram radiologia no 3º semestre. Quanto aos dados da atuação acadêmica nas clínicas integrais, dos alunos questionados 123 (92,5%) consideram importante a indicação dos exames radiográficos e a situação clínica em que mais solicitam é no tratamento endodôntico, 94 (70,1%) alunos, sendo o mais solicitado o periapical para 123 (91,8%), seguido pelo interproximal 29 (21,6%). Em relação aos procedimentos utilizados para radioproteção e biossegurança 94,0% utilizam as medidas de radioproteção, e quanto à biossegurança, 93,3% utilizam os procedimentos ensinados. O método de processamento radiográfico temperatura-tempo é utilizado por 51,5% dos alunos. O tempo de exposição mais utilizado é de 0,3 a 0,5 segundos por 48,5% e 0,6 a 0,8 segundos por 43,3% dos alunos. Quanto ao encaminhamento de pacientes para o Serviço de Radiologia do curso, 58,2% dos alunos já o fez e o exame radiográfico mais indicado foi o panorâmico para 41,8% dos alunos, seguido pelo periapical completo para 26,9%. Quanto a autoavaliação sobre o aprendizado dos alunos, em relação em relação às técnicas radiográficas já estudadas, 44,0% dos alunos respondem que é bom, 37,7% razoável, 9,0% muito bom e para 9,0% é péssimo. Quanto ao seu conhecimento em relação à interpretação radiográfica, 60,4% acham bom, 34,3% razoável, muito bom 2,2% e péssimo para 3,0%. 93,3% dos alunos indicam que os conteúdos deveriam ser revisados ao longo do curso e dos conteúdos apontados, 79,6% dos estudantes indicam mais de um. Concluímos que na percepção dos alunos os conteúdos ministrados são aplicados pela maioria, mas indicam que estes devem ser revisados ao longo do curso.