Portal de Eventos da ULBRA., XIX SALÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

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PIBID E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: CONTIGÊNCIAS DA DOCÊNCIA NA CONTEMPORANEIDADE
Jaqueline de Menezes Rosa, Elisângela Pereira, Priscila Oliveira, Bruna Alves, Laura Fialho, Naiara Veiga, Flávia Marcuci, Tatiana Fagundes, Sandra Krupp, Daiane Natividade, Rosângela Machado, Analissa Miguel, Mara Neutzling

Última alteração: 29-10-2013

Resumo


No Brasil, as pesquisas sobre formação docente têm sido recorrentemente discutidas. A implementação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9.394/96 oportunizou o debate de novos temas, como o compasso entre a produção de conhecimento na área da educação e os problemas vividos nas instituições do ensino básico. Mais recentemente, na produção acadêmica do campo, diferentes autores têm complexificado as discussões, na medida em que propõem novas problematizações e nos convidam a pensar acerca das concepções iluministas que vêm sendo cultivadas na atualidade. De modo geral, as pesquisas caracterizam-se pela lógica classificatória e pela racionalidade técnica, próprias da Modernidade – um pensamento dominante transmitido e atualizado nos cursos de formação, estruturados sob a égide de uma didática que se pretende atenta às necessidades de nosso tempo, aos desafios da complexidade e da globalização. Neste sentido, alguns discursos vigentes no campo pedagógico e presentes nas pesquisas sobre formação docente são tomados como ponto de partida desta investigação. Isso não significa um repúdio a essas pesquisas, mas apenas um esforço para apontar como os discursos nelas presentes acabam por instituir a prática dos professores. Ao problematizarmos o campo de pesquisa da formação, apresentamos, de certo modo, o seu esgotamento no que diz respeito ao peso da responsabilidade dos docentes no quadro adverso da escolarização. Trazemos algumas discussões sobre os ideais emancipatórios que pautam muitos dos discursos da docência, abrindo espaços para pensar outras possibilidades de compreender o que nos é apresentado como verdade. Para tanto, utilizamo-nos da experiência realizada no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Tal Programa em parceria com a CAPES oportuniza a realização de atividades de iniciação à docência aos estudantes do curso de Pedagogia da Universidade Luterana do Brasil /Canoas a partir do subprojeto “(Re) visitando a Biblioteca da escola: a criação de um espaço coletivo”. O projeto possibilita a atuação de alunos desta licenciatura no cotidiano de duas escolas da rede municipal de ensino do município de Canoas. Entre as estratégias utilizadas pela equipe de doze bolsistas e a coordenadora do referido subprojeto, destaca-se a hora do conto, propiciando o planejamento de ações pedagógicas e a avaliação da aplicabilidade destas. As experiências estão possibilitando pensar no conjunto de mudanças que vêm afetando as sociedades e seus efeitos concretos nos modos de viver a docência. Trata-se de um exercício que aponta a contingência e os desafios da docência na contemporaneidade. Assim, problematizamos os saberes que configuram a docência diante da realidade do ensino nas escolas e de uma atitude investigativa no ambiente de formação, a partir de resultados parciais que ressaltam reflexões do processo de ensino-aprendizagem.

 


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