Portal de Eventos da ULBRA., XIX SALÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

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A narrativa hipertextual em sala de aula: leitura e interpretação de textos literários no computador
Geison Anghinoni Barbosa

Última alteração: 29-10-2013

Resumo


Esta pesquisa está inserida no escopo mais amplo da pesquisa intitulada “A recepção da literatura digital: leitura e interpretação de textos literários no computador”, que propõe investigar os processos de negociação de sentidos estabelecidos na recepção da literatura digital por parte de alunos do ensino fundamental e médio. A pesquisa está prevista para ser realizada durante três anos e se configura a partir de três etapas: 1) Construção de um site de literatura eletrônica e material didático para o trabalho com a leitura de textos literários digitais em sala de aula. 2) Um trabalho a ser realizado em escola, com alunos de ensino fundamental e ensino médio, de leitura das obras digitais produzidas no site bem como da produção de algumas obras por parte dos próprios alunos, que serão disponibilizadas no site. 3) Análise e reflexão sobre as especificidades da prática de leitura e interpretação das obras digitais, conforme realizada na segunda etapa, enfatizando processos de negociação de sentidos por parte do leitor. No momento, a pesquisa se encontra em sua segunda fase: elaboração do trabalho a ser executado em uma turma de ensino fundamental, no município de Canoas. Meu objetivo específico nesta etapa é produzir uma obra de ficção hipertextual e elaborar uma atividade didática com duração de 3 h/aulas. A metodologia empregada, nesta fase, é pesquisa bibliográfica sobre Ficção hipertextual e elaboração de uma narrativa hipertextual baseada na obra literária A cigarra e a formiga. Até o momento, os resultados parciais permitem concluir que a ficção hipertextual difere em relação à ficção em suporte impresso porque possui uma estrutura multilinear e multissequencial. A atividade didática, por sua vez, está sendo elaborada respeitando três etapas: 1) Inicialmente, serão propostas atividades de leitura da obra hipertextual A cigarra e a formiga com os alunos; 2) Em um segundo momento, haverá uma discussão sobre interpretações possíveis dessa obra, com ênfase nas características que a tornam diferente da obra impressa; 3)Por fim, será realizada uma atividade de produção, por parte dos alunos, utilizando computador e mídias digitais. A principal conclusão parcial, até o momento, é que a ficção hipertextual possui peculiaridades em relação a narrativas em suporte impresso, principalmente a não-sequencialidade, o que leva os alunos a desenvolverem estratégias diferenciadas para a leitura e a interpretação.

 

Bibliografia

 

BARKER, Chris. Cultural Studies: Theory and Practice. Londres: Sage Publications, 2011

Kirchof, E.R.. Narrativa e hipertexto. In: III ENALLI – Língua e literatura como manifestação de identidade nacional Homenagem a Machado de Assis e Guimarães Rosa, 2008. Novo Hamburgo RS: Editora da Feevale, 2008. P.97-104

_________. Uma obra à procura do autor: poesia eletrônica para crianças.Tigre Albino, v.4, p. 1-10, 2010.


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