Última alteração: 24-10-2013
Resumo
O Acidente Vascular Encefálico (AVE) é definido com um episódio de origem vascular, persistindo por mais de 24 horas. Os indivíduos apresentam déficit do controle motor, no equilíbrio, tônus muscular anormal, diminuição de força muscular e de mobilidade. O AVE isquêmico desenvolve hemiparesia, que é o comprometimento motor de um hemicorpo aumentando o risco de queda nos indivíduos. O equilíbrio mantém o centro de massa corporal dentro do limite da base de suporte. A Realidade Virtual é uma nova opção terapêutica para pacientes com distúrbios cerebrais, pois consiste na integração de imagens gráficas entre o indivíduo e a máquina simulando um ambiente real. Por meio do biofeedback visual pode haver melhora no equilíbrio desses indivíduos. Este estudo tem como objetivo geral analisar a eficácia da Realidade Virtual no treino de equilíbrio entre os indivíduos com hemiparesia espástica à direita ou à esquerda após Acidente Vascular Encefálico Isquêmico. Os objetivos específicos são: quantificar o equilíbrio antes e após o uso da realidade virtual; comparar os valores de equilíbrio antes e após a intervenção e verificar a eficácia da realidade virtual na melhora do equilíbrio. Trata-se de um estudo experimental, com único grupo, em avaliações pré e pós-intervenção. Será realizado na Clínica do Curso de Fisioterapia ULBRA Torres, no Posto de Saúde de Arroio do Sal e no Américo Muniz dos Reis em Torres no período de dezembro de 2012 a setembro de 2013. Os indivíduos assinarão o TCLE, passarão por avaliação fisioterapêutica incluindo teste de tônus e de equilíbrio, terão os sinais vitais coletados e serão divididos em grupo com lesão à direita ou à esquerda. Ambos os grupos receberão 20 sessões de Realidade Virtual pela plataforma XBOX Kinect e após a 10ª e 20ª sessão de intervenção serão reavaliados.