Portal de Eventos da ULBRA., XIX SALÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

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Novas Perspectivas à Iniciação à Pesquisa e Ensino no Contexto da Cibercultura
Itacir José Santim, Miriam Ines Marchi, Tânia Micheline Miorando, Mateus Lorenzon, Andréia Aparecida Strohschoen, Rogério Schuck

Última alteração: 24-10-2013

Resumo


Este trabalho de investigação se insere na pesquisa: “Iniciação à Pesquisa e Ensino: do Sul ao Norte e Nordeste do Brasil”, desenvolvida em 2013, no Centro Universitário UNIVATES. Os objetivos da pesquisa são: verificar o processo de iniciação à pesquisa e ensino junto a discentes e docentes do Ensino Superior e da Educação Básica; analisar a preparação intelectual que os alunos egressos do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Exatas estão tendo para assumir as responsabilidades da pesquisa no Ensino Superior na Univates/RS e na Região Norte e Nordeste do Brasil; e, verificar quais os instrumentos que estes dispõem para desenvolver suas pesquisas. Os sujeitos envolvidos são mestres egressos e mestrandos que atuam na Escola Básica e no Ensino Superior e seus alunos. Até o presente momento foram realizadas leituras e fichamentos dos referenciais teóricos, sendo o filósofo Pierre Lévy a base teórica da pesquisa. Inicialmente, realizou-se um teste piloto do questionário a ser aplicado com os alunos do ensino básico e da graduação para validar as questões propostas. Estão sendo realizadas entrevistas com os mestres egressos, feitas transcrições e análises delas, além de reuniões quinzenais envolvendo o grupo de pesquisa. Até o presente momento, as leituras e os debates em reuniões possibilitaram reflexões sobre o processo de Iniciação à Pesquisa no contexto da cibercultura. Constatou-se o surgimento de um paradigma tecnológico, devido às críticas sobre as novas tecnologias e a resistências sobre seus usos, pois houve medo de que elas substituíssem o homem em muitas atividades. Todavia, tornou-se visível que o acesso à informação foi facilitado com o advento dos computadores e da Internet, principalmente depois da invenção da World Wide Web por uma pequena equipe do CERN liderada por Tim-Berners Lee, conforme Lévy (1999). Atualmente, a Internet vem possibilitando o compartilhamento de informações, a rapidez de transmissão de descobertas científicas, os debates sobre as temáticas abordadas de qualquer lugar e a prioridade intelectual aos pesquisadores quanto às descobertas. Identificou-se preliminarmente através das respostas de quatorze alunos de graduação e de cento e vinte alunos do Ensino Médio que a maioria deles usa a rede mundial de computadores para pesquisas. Portanto, a revolução tecnológica dos meios informáticos e digitais abriu novas perspectivas ao processo de iniciação à pesquisa e ensino. Espera-se que esses resultados contribuam para aproximar ensino e pesquisa, ampliar os conhecimentos sobre a temática e conhecer as realidades do sul e nordeste do Brasil.

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