Última alteração: 18-11-2022
Resumo
Nos anos iniciais do Ensino Fundamental a resolução de problemas matemáticos se destaca por ser uma perspectiva didática importante e que as crianças apresentam dificuldades. O objetivo desta pesquisa foi investigar os tipos de Problemas Aditivos por meio do estado da arte, buscando exemplos e, elaborando outras situações problemas. Foram analisados 9 artigos com as temáticas: Resolução de Problemas e Problemas. Foram criados Problemas envolvendo: Transformação (T); Comparação (CP); Igualação (I); Combinação (CB); Canônicos; Não Canônicos; Parte-parte-todo; Transformação de Estados; Comparação de Estados; Composição de Duas Transformações; Multiplicativo de Comparação (MCP); Multiplicativo de Proporcionalidade (MP); Multiplicativo de Proporcionalidade com a Ideia de Divisão por Partilha (MPdp); Multiplicativo de Proporcionalidade com a Ideia de Análise Combinatória. Foi possível perceber uma preocupação referente a falta de compreensão, utilização de uma linguagem matemática difícil de compreensão nos enunciados, falta de conexão com o cotidiano, problemas que não são da realidade dos alunos, falta de domínio e insegurança na realização das operações fundamentais e em reconhecer quais operações matemáticas precisam ser usadas, despreparo dos professores que ensinam matemática e sentem-se inseguros ou com dúvidas sobre como abordar esta temática, práticas pedagógicas voltadas para o ensino tradicional e pouca utilização de metodologias e recursos didáticos.