Portal de Eventos da ULBRA., XXVIII SALÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

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O IMPACTO DAS EMOÇÕES GERADAS PELA COMUNICAÇÃO DIAGNÓSTICA DE TRANSTORNO DO ESPECTRO (TEA) NA ADESÃO AO TRATAMENTO DE INDIVÍDUOS AUTISTAS
Mirian Raquel Fachinetto, Amanda Soares Rockembach, Ana Luiza da Conceição Pohlmann, André Guirland Vieira

Última alteração: 08-12-2022

Resumo


O transtorno do espectro autista (TEA), caracterizado por deficiências na comunicação e na interação social juntamente com interesses e comportamentos restritos e repetitivos, desperta muita angústia em seus familiares, o que pode impactar na intervenção precoce, tão importante nestes casos. Assim, para investigar o impacto das emoções geradas pela comunicação diagnóstica de TEA na adesão ao tratamento de crianças autistas, este trabalho foi desenhado como uma pesquisa qualitativa, de natureza exploratória e descritiva por meio do uso de estudo de casos múltiplos com três mães e dois pais de 4 indivíduos de 6 a 21 anos com TEA. Deste grupo faziam parte dois casais e uma mãe divorciada, sendo que um dos casais tinha dois filhos com TEA. A partir das entrevistas realizadas pudemos verificar que a comunicação diagnóstica tem papel fundamental, pois é a partir de um entrosamento entre profissionais e familiares que uma rede de apoio é constituída e a terapia adequada a cada indivíduo, instituída. Perceber as necessidades dos pais e conduzir o processo de modo a ampará-los em suas dúvidas, medos e angústias se constitui na base do cuidado a indivíduos com TEA. Além disso, a pesquisa mostrou pais muito decididos e comprometidos com o desenvolvimento de seus filhos, mesmo diante de adversidades, o que corrobora a importância de conduta ativa dos pais na busca por informações e constituição de uma rede de profissionais que possa lhes ajudar em todo o tratamento do indivíduo com TEA.

Palavras-chave: transtorno do espectro autista; autismo; pais; comunicação; emoções.

 


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