Última alteração: 08-11-2022
Resumo
A literatura aponta o papel crítico que as experiências escolares dos adolescentes (Lannegrand-Willems & Bosma, 2006; Fereira, Farias & Silvares, 2009), a natureza do ambiente escolar (Gonçalves, 2012), e as relações que envolvem professores e pares (Gonçalves, 2008) exercem na auto-imagem e construção da identidade dos jovens. Esse estudo tem como objetivo investigar os reflexos da escola e da educação na construção da identidade narrativa de uma professora. A metodologia utilizada foi a elaboração de histórias de vida tal como proposto pelo grupo ESBRINA, da Universidade de Barcelona (Lopes, Hernández, Sancho e Rivas, 2013). Este estudo teve como participante uma jovem educadora de 21 anos, que leciona na rede estadual, situada em uma comunidade vulnerável. Realizou-se uma análise narrativa baseada na história de vida da educadora, cuja a estrutura processo e conteúdo foram baseados no sistema da Matriz Narrativa de Gonçalves, Henriques e Cardoso (2006); Gonçalves, Henriques, Alves e Rocha (2006); Gonçalves, Henriques, Soares e Monteiro (2006) e Gonçalves, Henriques, Alves e Soares (2002). Lara apresenta a história de vida em forma de reflexão crítica acerca da influência da educação sobre suas experiências, relacionando a narrativa à educação e em como observa sua importância para seu crescimento como indivíduo. A narrativa apresenta sua visão enquanto educadora e estudante, citando angústias, objetivos e experiências dentro do ambiente escolar. Lara também faz uso de metaforização para contar sobre como a escola influenciou na sua construção, em sua personalidade e autoconhecimento. A título de conclusão verificou-se que as experiências e vivências que a escola proporciona, impactaram de forma significativa na construção da identidade de Lara, sendo o conhecimento e a educação aspectos importantes que ajudaram na construção da sua personalidade.