Última alteração: 08-11-2022
Resumo
Este trabalho é fruto da pesquisa de Iniciação Científica Ensino Médio que teve início em março de 2022 e se encontra em andamento. Busca-se investigar o tema investimento para o desenvolvimento de atividades didáticas voltadas ao Ensino da Matemática. Esse tema foi selecionado, pois é importante que o estudante do Ensino Médio conheça os diferentes tipos de investimento para no futuro tomar decisões conscientes, sabendo que investir é mais do que um mercado de ações, podendo ser em educação, poupança, previdência, moedas digitais, entre outros. Este trabalho tem como abordagem metodológica a pesquisa qualitativa, do tipo bibliográfica, que visou identificar os diferentes tipos de investimento, com foco na criptomoeda, tendo em vista que é um assunto atual e que a Matemática escolar pode auxiliar para a compreensão do mesmo. Dessa forma, como resultados parciais tem-se a pesquisa sobre investimentos (conceito, funções e tipos) e criptomoedas (conceito, tipos, vantagens e riscos). Uma criptomoeda é uma moeda digital, que não é emitida por nenhum governo. O Bitcoin é um exemplo de criptomoeda descentralizada, ou seja, que não precisa de bancos, grandes corporações ou governo para realizar transações financeiras. Existem vantagens em investir no mercado de Bitcoin como as taxas reduzidas para transações financeiras, descentralização da moeda, alta liquidez, negociações durante 24 horas por dia, não é necessário declarar à Receita Federal, etc. No entanto, é um mercado volátil, pois há falta de regulamentação específica e incertezas com relação à solidez e à continuidade no mercado digital. Com isso, concluímos que os estudantes de Ensino Médio deveriam ter acesso, já na etapa de escolarização básica, aos perigos envolvendo investimentos de alto risco, como o Bitcoin, que é nosso foco de pesquisa visto que esse tipo de investimento é mais comum no meio de pessoas com grande capital, pois uma queda no valor dessa moeda pode levar à falência uma pessoa com um capital menor. A partir dos dados coletados nessa primeira etapa da investigação pretende-se construir atividades didáticas envolvendo o tema criptomoedas para alunos do Ensino Médio.